Blog

Qual a melhor época para fazer uma rinoplastia?

Qual a melhor época para fazer uma rinoplastia?

Hoje vamos falar de uma pergunta que ouço bastante em meu consultório: qual a melhor época do ano para fazer a minha rinoplastia? A resposta não é padronizada, e depende das particularidades de cada paciente, mas neste post vou contar detalhes que podem ajudar na decisão sobre o melhor momento. 

Vamos lá?

Primeiro, temos a questão da disponibilidade e tempo de recuperação. O recomendado é que os pacientes tenham seu tempo de recuperação com mais tranquilidade, preferencialmente no período de férias ou com a possibilidade de ficar mais tempo em casa. 

Outro ponto que precisamos avaliar é a época do ano. Com menos exposição solar, o paciente tem um restabelecimento mais eficaz e satisfatório no pós-operatório, já que a cirurgia inclui incisões, suturas, inchaços e hematomas. No inverno, o procedimento poderá ser realizado com mais discrição, por exemplo.

Bom lembrar que em altas temperaturas, temos suor, que aumentam as chances de contaminações, além de termos os vasos mais dilatados e causando mais inchaço. 

Porém, é necessário considerar a disponibilidade, já que muitos pacientes só conseguem fazer o agendamento do procedimento no verão, período de férias em muitas empresas. O calor não é um impeditivo, apenas um ponto de alerta a mais na fase de recuperação. O importante mesmo é se manter distante dos raios solares e evitar atividades ao ar livre nos primeiros três meses, pelo menos. Para quem ama praia nessa época, é importante ter em mente que não poderá pegar sol durante o pós-operatório

Na rinoplastia, o paciente também deve evitar exposição a ventos, umidade e chuvas, para não prejudicar os curativos. 

A dica principal é: planeje o procedimento como se estivesse saindo de férias no período do pós-operatório, pois você vai precisar de repouso e cuidados específicos. Além disso, é uma cirurgia que precisa de planejamento. Pesquise e converse com a sua família e peça dicas para quem já realizou o procedimento.

Você tem mais alguma dúvida sobre o procedimento? Agende uma consulta. Vamos conversar e, juntas, decidir o melhor período de acordo com a sua rotina!


Aproveite e leia também: 6 passos para realizar uma rinoplastia segura.

Sobre a Dra Ane Trento

Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO).

Atende em Santa Catarina (SC), nos municípios de Criciúma, Tubarão e Içara. Para mais informações, clique aqui.

As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo. Apenas uma avaliação com um profissional médico possibilitará o diagnóstico de doenças, a indicação de tratamentos e a prescrição de medicamentos.

Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO).

Atende em Criciúma (SC).

Contato