Blog

6 passos para uma rinoplastia segura

rinoplastia
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

A rinoplastia, também chamada de cirurgia do nariz, é um procedimento que melhora a aparência e a proporção do nariz, realçando a harmonia facial. Além do objetivo estético, este procedimento também pode corrigir dificuldades respiratórias causadas por anormalidades estruturais na região, como o desvio de septo.

Para garantir uma rinoplastia segura e com qualidade, algumas etapas são necessárias. A seguir, confira seis passos para realizar o procedimento sem riscos.

1) Escolha do profissional certo para a sua rinoplastia

O sucesso da sua cirurgia começa pela escolha do profissional. Se você não possui algum médico de confiança, peça referências a quem você conhece e sabe que já utilizou os serviços para realizar uma cirurgia plástica.

Outro item essencial é verificar no site do Conselho Federal de Medicina o status da inscrição do profissional, que mostra se o médico pode exercer a profissão, bem como a especialidade e o registo de qualificação da especialidade (RQE). Apenas cirurgiões plásticos e otorrinolaringologistas podem realizar rinoplastia. 

2) Consulta

Após escolher o profissional, é o momento da consulta. Nesta etapa o cirurgião fará um exame clínico, avaliando a situação do nariz. Ele também irá falar sobre os riscos e benefícios do procedimento, abordando ainda os tipos de anestesia, o preparo antes da cirurgia e como é a recuperação. Você será questionado, ainda, sobre sua condição médica, alergias, tratamentos, cirurgias prévias, etc.

Nesta conversa, é importante que você faça perguntas e esclareça todas as suas dúvidas. Além disso, é necessário discutir as suas expectativas sobre esta mudança tão importante.

3) Conversa com a família e decisão sobre a cirurgia

Agora que você já possui todas as informações, é necessário refletir antes de tomar a decisão. Verifique os motivos que levam você a ter este desejo, converse com a sua família e pessoas próximas sobre o procedimento e como você sente. Este apoio é importante para que você se sinta segura para dar o próximo passo.

4) Preparo antes da cirurgia para uma rinoplastia segura

Após sua decisão ser tomada, é hora do preparo para a cirurgia. Esta é uma etapa tão importante quanto as anteriores e influencia diretamente na recuperação.
É necessário verificar o melhor período para a realização do procedimento, lembrando de escolher uma época em que você possa respeitar o tempo de repouso indicado pelo médico. Além disso, o cirurgião solicitará exames cardiológicos, de sangue, radiológicos do tórax, eletrocardiograma, entre outros. Eles irão ajudar a garantir o máximo de segurança durante a cirurgia.

5) Cirurgia

Chegou o momento tão esperado. Lembre-se de seguir as orientações exatas do seu cirurgião antes da cirurgia, respeitando o período de jejum, a não utilização de determinados medicamentos e o não-consumo de álcool ou cigarro. 

6) Pós-operatório

Esta é uma etapa importante e os cuidados adequados são essenciais para uma boa recuperação. Siga corretamente as instruções do cirurgião e informe se sentir algum sintoma que não foi citado por ele como algo comum. De um modo geral, a maior parte do inchaço diminuirá em até duas semanas, mas a recuperação total pode demorar alguns meses.

Sobre a Dra Ane Trento

Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO). Atende em Santa Catarina (SC), nos municípios de Criciúma, Tubarão e Içara. Para mais informações, clique aqui.

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO).

Atende em Criciúma (SC).

Contato