Você sabia que a cirurgia de rinoplastia pode ir muito além da questão estética e ajudar o paciente a corrigir problemas e melhorar sua qualidade de vida? Esse procedimento pode também ajudar a corrigir problemas que afetam a respiração e, consequentemente, o dia a dia do paciente. Por isso, é importante entender os diferentes tipos de rinoplastia.
Tipos de rinoplastia
Estes são os tipos de rinoplastia:
Rinoplastia estética
A rinoplastia para fins estéticos é indicada quando o paciente não está satisfeito com o tamanho ou a forma do nariz. Ele pode ser reduzido ou alterado de forma a deixá-lo mais proporcional ao rosto, ou para levantar a ponta caída, por exemplo.
Rinoplastia secundária
Este procedimento é indicado quando o paciente já fez uma primeira cirurgia, mas não conseguiu obter o resultado esperado. Com uma nova cirurgia, são realizados os ajustes para obter uma estética ou funcionalidade adequada.
Rinoplastia funcional
A rinoplastia funcional é indicada quando há obstruções na respiração do paciente. No procedimento, é possível corrigir problemas respiratórios, como o desvio de septo, além de modificar a região para garantir uma entrada de ar de forma mais satisfatória pelas narinas. Vale lembrar que, se o paciente desejar alterações estéticas, é possível unir os dois procedimentos em uma mesma cirurgia.
Rinoplastia étnica
É indicada quando o paciente deseja alterar alguns traços étnicos, como asas nasais abertas ou ponta caída, por exemplo.
Rinoplastia reconstrutiva
Também chamada de rinoplastia pós-traumática, é feita em pacientes que passaram por algum acidente ou trauma que afetou a função ou o formato do nariz, como um acidente de carro, por exemplo. Muitas vezes são utilizados enxertos de cartilagem e pele do próprio pacientes neste tipo de procedimento.
Por ser um procedimento que pode mesclar diversas funções, é importante conversar bastante com o seu médico, explicar os seus desejos e expectativas e esclarecer todas as dúvidas. Com uma avaliação minuciosa, o profissional poderá indicar qual o melhor tipo de cirurgia de acordo com as suas necessidades.
Cuidados após a rinoplastia
Além dos tipos de rinoplastia, também é importante pensar nos cuidados após a cirurgia plástica do nariz. Um deles é respeitar o tempo de repouso, que varia conforme o quadro do paciente. Clique aqui e conheça outras dicas para a recuperação da rinoplastia.
Agora que você já conhece os tipos de rinoplastia, que tal conversar com um especialistra e entender qual o melhor para o seu perfil?
Aproveite e leia também:
Qual a melhor época para fazer uma rinoplastia?
A cirurgia de rinoplastia dói?
Sobre a Dra Ane Trento
Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO). Atende em Santa Catarina (SC), nos municípios de Criciúma, Tubarão e Içara. Para mais informações, clique aqui.