Blog

Cuidados para quem tem rinite

rinite
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

É muito provável que você já tenha tido ou presenciado uma crise de rinite alérgica. Esse problema costuma ser bastante comum e pode ser causado por diversos fatores, como a poeira no ambiente e até mesmo um perfume mais forte.

A rinite pode ser incômoda: é comum espirros seguidos, coriza e uma coceira no nariz, olhos e garganta.

Se você tem rinite e costuma ter crises, sabe que elas atrapalham o dia a dia e causam mal estar. Mas existem alguns hábitos que podem ajudar a evitar o problema. Confira abaixo.

Dicas para prevenir crises de rinite

Soro sempre!

A primeira dica é fazer a limpeza do nariz com soro todos os dias. Esse hábito é importante e vai ajudar você a respirar melhor ao longo do dia.

Abra as janelas

Mantenha os ambientes da sua casa arejados para evitar acúmulo de poeira e ácaros.

Cuidado com os perfumes

As fragrâncias fortes podem incomodar. Tenha cuidado também ao escolher os produtos de limpeza para a casa.

Dicas para a faxina

Uma boa dica na hora da faxina é utilizar panos úmidos e não apenas a vassoura, para que a poeira fique no tecido úmido e não pelo ar. Ao limpar estantes e superfícies, troque o espanador por um pano úmido, por exemplo. A máscara, tão utilizada atualmente por conta da pandemia, pode ser uma boa aliada durante a limpeza interna da sua casa.

Além disso, cuidado com ar-condicionado e ventiladores: eles devem ser higienizados para não fazer a poeira circular.

Atenção especial ao quarto

Lençóis, cobertores e travesseiros podem ser a origem de crises alérgicas. Por isso, o ideal é trocar as roupas de cama com frequência.

E quem tem pets?

É comum que nossos amigos de quatro patas, cães e gatos, soltem pelo pela casa, o que pode fazer com que a necessidade de varrer ou passar aspirador nos cômodos seja mais frequente. Na hora de escolher tapetes e carpetes para casa, dê preferência para aqueles que são fáceis de higienizar e lavar.

Lembre-se que, se o mal estar e as crises estiverem muito frequentes ou interferindo no seu dia a dia, o ideal é procurar um otorrino o quanto antes!

Leia também:

Cuidados especiais com o nariz no verão

Rinite x sinusite: Qual a diferença?

Sobre a Dra Ane Trento

Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO). Atende em Santa Catarina (SC), nos municípios de Criciúma, Tubarão e Içara. Para mais informações, clique aqui.



Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO).

Atende em Criciúma (SC).

Contato