Blog

Cuidados especiais com o nariz no verão

nariz no verão
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Como você está cuidando do seu nariz no verão? Época de mar, piscina e sol, o verão tem muitos pontos positivos e é a estação preferida de muitas pessoas. Mas esse período também exige cuidados com a saúde. Além da hidratação em geral e da pele, outro local que merece atenção redobrada é o nariz.

Normalmente, os problemas no nariz ocorrem devido aos hábitos que adotamos para suportar as altas temperaturas. E, quando surgem problemas no nariz, infelizmente a garganta também é afetada.

O nariz congestionado, a sinusite, as alergias e os espirros são alguns exemplos de problemas que podem se intensificar no verão. O uso muito frequente de ventilador e ar-condicionado, especialmente em temperaturas muito baixas para amenizar os dias mais quentes, pode prejudicar nossas vias respiratórias. Outro exemplo é o choque térmico ao sair de um ambiente fechado que está refrigerado e ir para rua, no calor. Além disso, o cloro da piscina e a água do mar também são causas de irritações na região.

Prevenção de problemas no nariz no verão

Para garantir um verão mais protegido, tomar alguns cuidados podem ajudar. Um deles é a hidratação do local com a aplicação de soro fisiológico nas narinas. Nesse caso, o soro irá ajudar a manter o nariz limpo e livre de secreções. Em geral, quem realiza limpeza da região diariamente costuma diminuir a irritação ao longo do dia.

Para as pessoas que já sofrem com algum problema, como rinite e sinusite, o cuidado deve ser redobrado. Nesses casos, até mesmo as casas de praia, que costumam passar muitos meses fechadas, podem causar irritação. Para estes pacientes, o mais indicado é procurar um otorrino logo no início do verão, para fazer um check-up e buscar orientações preventivas para uma manter uma boa respiração nesta estação.

Ouvido e garganta

Em diversos casos, os problemas de nariz e garganta andam juntos. Além disso, o ouvido é outro afetado durante o verão, principalmente pelos banhos de mar ou piscina. Quando a água entra no ouvido, pode causar otite externa. Normalmente, o quadro começa com alguns sintomas, então fique atento: coceira, inchaço, dor no ouvido e até zumbido podem ser sinal de que algo está errado. A atenção deve ser redobrada com as crianças, que são mais suscetíveis ao problema. 

Leia também:
Rinite ou sinusite?

Sobre a Dra Ane Trento

Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO). Atende em Santa Catarina (SC), nos municípios de Criciúma, Tubarão e Içara. Para mais informações, clique aqui.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO).

Atende em Criciúma (SC).

Contato