Blog

Cuidados especiais com o nariz no verão

nariz no verão

Como você está cuidando do seu nariz no verão? Época de mar, piscina e sol, o verão tem muitos pontos positivos e é a estação preferida de muitas pessoas. Mas esse período também exige cuidados com a saúde. Além da hidratação em geral e da pele, outro local que merece atenção redobrada é o nariz.

Normalmente, os problemas no nariz ocorrem devido aos hábitos que adotamos para suportar as altas temperaturas. E, quando surgem problemas no nariz, infelizmente a garganta também é afetada.

O nariz congestionado, a sinusite, as alergias e os espirros são alguns exemplos de problemas que podem se intensificar no verão. O uso muito frequente de ventilador e ar-condicionado, especialmente em temperaturas muito baixas para amenizar os dias mais quentes, pode prejudicar nossas vias respiratórias. Outro exemplo é o choque térmico ao sair de um ambiente fechado que está refrigerado e ir para rua, no calor. Além disso, o cloro da piscina e a água do mar também são causas de irritações na região.

Prevenção de problemas no nariz no verão

Para garantir um verão mais protegido, tomar alguns cuidados podem ajudar. Um deles é a hidratação do local com a aplicação de soro fisiológico nas narinas. Nesse caso, o soro irá ajudar a manter o nariz limpo e livre de secreções. Em geral, quem realiza limpeza da região diariamente costuma diminuir a irritação ao longo do dia.

Para as pessoas que já sofrem com algum problema, como rinite e sinusite, o cuidado deve ser redobrado. Nesses casos, até mesmo as casas de praia, que costumam passar muitos meses fechadas, podem causar irritação. Para estes pacientes, o mais indicado é procurar um otorrino logo no início do verão, para fazer um check-up e buscar orientações preventivas para uma manter uma boa respiração nesta estação.

Ouvido e garganta

Em diversos casos, os problemas de nariz e garganta andam juntos. Além disso, o ouvido é outro afetado durante o verão, principalmente pelos banhos de mar ou piscina. Quando a água entra no ouvido, pode causar otite externa. Normalmente, o quadro começa com alguns sintomas, então fique atento: coceira, inchaço, dor no ouvido e até zumbido podem ser sinal de que algo está errado. A atenção deve ser redobrada com as crianças, que são mais suscetíveis ao problema. 

Leia também:
Rinite ou sinusite?

Sobre a Dra Ane Trento

Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO). Atende em Santa Catarina (SC), nos municípios de Criciúma, Tubarão e Içara. Para mais informações, clique aqui.

Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO).

Atende em Criciúma (SC).

Contato