“Dra, a senhora faz alectomia?”. Essa é uma pergunta que ouço com frequência no consultório. Antes de respondê-la, vamos entender o que é isso!
A alectomia, conhecida também como vestibuloplastia, é um procedimento de redução das abas ou asas nasais, que caracteriza as narinas mais “abertas”, muitas vezes incômodas aos pacientes. As asas são compostas por pele, tecido subcutâneo, gordura, tecido conjuntivo e mucosa.
Ela surge como uma etapa da cirurgia de rinoplastia, geralmente sendo o último passo do procedimento. Porém, com o desenvolvimento da cirurgia estética por médicos e não médicos, em muitos casos passou-se a aplicar apenas essa etapa de Alectomia em alguns casos, por ser de baixa complexidade e mais rápida.
Todo mundo pode fazer apenas a alectomia?
É importante entender que, quando o procedimento é realizado individualmente, sem a complexidade que exige uma rinoplastia, pode ter resultados negativos, tanto na parte estética quanto na função respiratória do nariz.
Porém, muitos pacientes acreditam que a Alectomia, de forma isolada, pode “resolver” seu desconforto estético. Isso porque muitas pessoas que possuem o nariz largo e se sentem incomodadas, querem aperfeiçoar o contorno do nariz, acreditando que o procedimento será suficiente.
O ideal é consultar especialistas de confiança para avaliar se a alectomia é o procedimento indicado conforme os seus objetivos, geralmente sendo raro sua indicação individual. A rinoplastia equilibra todas as partes do nariz, promovendo a harmonia estética e preservando a função da respiração, principal e fundamental no organismo.
Para considerar somente a Alectomia, é necessário que cada caso seja analisando individualmente.
Como é a Alectomia?
Uma parte da pele é retirada da lateral das narinas para diminuir sua abertura e retirar o excesso de tecido. A cirurgia é com anestesia local e sedação, realizada em ambiente hospitalar. Geralmente demora em torno de 30 minutos, com alta no mesmo dia. Os resultados são percebidos após o período de cicatrização total, em média, três meses depois do procedimento.
É necessário um cuidado especial para os pacientes que desejam fazer somente a Alectomia, pois nem sempre a cavidade nasal e o processo respiratório permitem que a técnica seja individualmente aplicada.
Se você deseja fazer uma mudança estética no seu nariz, consulte primeiro sua especialista de confiança. Converse, troque ideias e entenda bem sobre todos os riscos envolvidos antes de fazer o procedimento ideal para o seu caso.
Sobre a Dra Ane Trento
Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO).
Atende em Santa Catarina (SC), nos municípios de Criciúma, Tubarão e Içara. Para mais informações, clique aqui.