Blog

Lavagem nasal: quais os benefícios?

Lavagem nasal
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

A lavagem nasal é uma técnica simples e antiga, utilizada para evitar crises de alergia e também limpar e desobstruir os canais. Com as temperaturas mais baixas e o tempo seco, as lavagens se tornam indispensáveis, principalmente entre aqueles pacientes que possuem rinite ou outros tipos de patologia relacionadas à respiração.

Os sintomas de espirros, obstrução nasal, coceira, coriza, são típicos dessa época. Por isso, um simples hábito pode ser o seu melhor amigo durante esse período. O nariz precisa ser constantemente limpo, pois é o responsável por filtrar e aquecer o ar que entra em nosso organismo. A lavagem nasal entra como um hidratante para as narinas e ajuda a diminuir casos de asma, bronquite e outras alergias.

A limpeza nasal não serve apenas para crianças. Ainda que traga um pouco de incômodo, a lavagem traz benefícios para todas as idades. Porém, o procedimento deve ser feito com apenas um ingrediente: o soro fisiológico.

Esqueça os descongestionantes nasais fabricados, pois estes podem trazer inclusive complicações, quando utilizados a longo prazo. Com o uso prolongado destes medicamentos pode ser desencadeada uma rinite medicamentosa, por exemplo, além de reduzir o fluxo sanguíneo da mucosa que reveste o nariz, podendo ocasionar inclusive a perfuração do septo. 

A lavagem com o soro fluidifica as secreções, que trazem hidratação e facilitam a eliminação de todos os elementos prejudiciais às vias respiratórias. 

Como fazer a lavagem nasal

O soro fisiológico pode ser aplicado facilmente com o uso de seringa, conta-gotas ou os vendidos prontos em farmácia em spray. Assim, a limpeza hidrata toda a cavidade e ajuda na respiração.

Em caso de dúvidas ou dificuldades, consulte sempre um médico otorrinolaringologista, para ter as orientações adequadas ao seu caso.

Sobre a Dra Ane Trento

Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO). Atende em Santa Catarina (SC), nos municípios de Criciúma, Tubarão e Içara. Para mais informações, clique aqui.

As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo. Apenas uma avaliação com um profissional médico possibilitará o diagnóstico de doenças, a indicação de tratamentos e a prescrição de medicamentos.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO).

Atende em Criciúma (SC).

Contato