Blog

Excesso de cera no ouvido: o que fazer?

Excesso de cera no ouvido

Você sabe por que algumas pessoas possuem excesso de cera no ouvido? Vamos entender. Primeiro é importante esclarecer que a cera de ouvido, apesar de parecer falta de higiene, não tem nada a ver com a falta de limpeza. A substância é produzida pelo nosso corpo e funciona como uma proteção natural contra agentes externos, sendo composta por organismos que previnem a formação de bactérias e vírus, agindo também como uma barreira. 

Quando produzimos cera em excesso, o próprio organismo expele, porém, em alguns casos, este processo pode ser mais lento, causando o aumento de produção da cera. Dessa forma, podem ocorrer problemas, como perda momentânea da audição, zumbidos, tonturas, dores no ouvido, sujeira e inclusive incômodo estético.

Como saber se estou produzindo muita cera?

Geralmente estes casos são perceptíveis, e aí é essencial consultar com um médico especialista, pois a presença de cerúmen em excesso no canal auditivo pode trazer outros problemas, como danos no tímpano e otites. Por isso, evite fazer limpezas caseiras e utilizar cotonetes. Somente um profissional poderá avaliar de maneira assertiva o seu caso.

O excesso de cera de ouvido pode ocorrer por fatores do seu próprio organismo, como canais auditivos mais curtos ou a própria produção de cera estar desregulada por estresse, envelhecimento ou outra causa.

Além de uma avaliação precisa, o profissional pode fazer exames mais profundos ou até mesmo aplicar uma lavagem para retirar o excesso de cera.

Não tente resolver o excesso de cera no ouvido em casa

Sem prescrição médica, sem tratamento. Limpar os ouvidos com instrumentos pontiagudos ou hastes flexíveis podem ferir o seu ouvido e causar danos ainda maiores. 

Inclusive, uma das causas mais comuns do entupimento do canal auditivo por cera é por conta do uso desses objetos para “limpar” o ouvido. Em vez de retirar o excesso, os produtos acabam empurrando ainda mais a cera do que removendo, causando uma possível obstrução, como uma “rolha”, fazendo com que o processo natural de limpeza seja insuficiente para empurrar o cerúmen.

Se você está com sintomas de excesso de cerúmen (diminuição da audição, coceira e dor no ouvido, zumbido, e sensação de ouvido entupido), procure um otorrinolaringologista. Assim você vai receber o melhor tratamento para o seu problema. 

Sobre a Dra Ane Trento Búrigo

Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO). Atende em Santa Catarina (SC), nos municípios de Criciúma, Tubarão e Içara. Para mais informações, clique aqui.

As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo. Apenas uma avaliação com um profissional médico possibilitará o diagnóstico de doenças, a indicação de tratamentos e a prescrição de medicamentos.

Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO).

Atende em Criciúma (SC).

Contato