A audiometria é um exame que ajuda a entender melhor sobre o quadro das funções auditivas de um paciente, sendo usado para descobrir se há algum grau de deficiência na audição.
Normalmente, esse método é indicado quando o paciente tem queixa de perda auditiva, independente da idade. Além disso, pessoas com exposição a ruídos ou queixa de zumbido também devem realizar o exame.
A audiometria não previne o surgimento da perda de audição, mas a sua realização pode detectar de forma precoce as alterações com a idade de forma que o paciente receba o tratamento com brevidade.
Como é o exame de audiometria
Há dois tipos de audiometria. Uma é a audiometria tonal, que avalia o nível mínimo de estímulo para que o som seja percebido. A outra é a audiometria vocal, que analisa a capacidade do paciente de entender a fala de outra pessoa.
O exame é feito de maneira simples e não causa dor. No procedimento, é utilizado um audiômetro (aparelho que emite som por meio de um fone de ouvido) e uma cabine acústica, para impedir que sons externos afetem o resultado do exame. Então, o paciente irá receber estímulos sonoros nos ouvidos e deve responder a eles conforme combinado com o médico. Outros exames também podem ser pedidos para complementar o diagnóstico. O resultado do exame costuma ser obtido rapidamente e deve ser analisado por um médico especialista.
Entre os fatores que contribuem para a perda auditiva, estão histórico familiar, uso em excesso de determinados medicamentos, infecções no ouvido e exposição a sons e ruídos altos de forma frequente.
É importante lembrar que o diagnóstico precoce auxilia para que os problemas de saúde sejam diagnosticados e tratados de forma rápida e satisfatória. Por isso, busque orientação profissional qualificada assim que surgirem os primeiros sintomas e mantenha os exames de rotina e acompanhamento médico em dia!
Saiba mais sobre a perda auditiva na terceira idade clicando aqui.
Sobre a Dra Ane Trento
Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO).
Atende em Santa Catarina (SC), nos municípios de Criciúma, Tubarão e Içara. Para mais informações, clique aqui.
As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo. Apenas uma avaliação com um profissional médico possibilitará o diagnóstico de doenças, a indicação de tratamentos e a prescrição de medicamentos.