As alergias a animais de estimação, especialmente a pelos de gatos e cães, são comuns em crianças. Identificar os sinais precoces de alergias pode ajudar você a tomar medidas preventivas e garantir o bem-estar de seus filhos.
Como o convívio é gradual, nem sempre conseguimos identificar prontamente as alergias, certo? Por isso, confira aqui algumas dicas para identificar se os pequenos têm alergia a animais de estimação:
Observe os sintomas respiratórios
Se seu filho espirra com frequência, especialmente quando está em contato com o animal de estimação, pode ser um sinal de alergia.
Além disso, a presença de corrimento nasal persistente e congestionamento nasal após interações com animais de estimação pode indicar alergia.
Atenção aos olhos
Quem tem alergia a pets, geralmente apresenta coceira e vermelhidão na presença dos bichinhos. Portanto, olhos coçando, vermelhos e lacrimejantes podem ser sinais de uma reação alérgica.
Cuide da pele
Em casos de alergia é possível que apareçam algumas erupções cutâneas ou urticária (vergões elevados e vermelhos). Outro sintoma é a coceira intensa após o contato com animais de estimação.
Além de sintomas específicos na respiração, olhos e pele, você também pode avaliar a existência ou não de alergias a partir de alguns sintomas gerais, como: fadiga (crianças alérgicas a animais de estimação podem apresentar fadiga constante, especialmente após a exposição) e mudanças de comportamento, como falta de concentração e irritabilidade.
Avaliação médica é essencial para tratamento ou diagnóstico
Caso suspeite de alergias aos pets, além de observar os sintomas, é preciso consultar um médico especialista para uma avaliação. A partir de exames e testes específicos, o melhor tratamento poderá ser indicado.
O profissional vai diagnosticar ainda, se necessário, utilizando testes cutâneos e exames de sangue, a confirmação se a alergia do seu filho é causada realmente por animais de estimação.
Lembre-se, a identificação precoce e a gestão adequada das alergias a animais de estimação podem melhorar significativamente a qualidade de vida das crianças. Consultar um médico é sempre o primeiro passo para um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado.
Leia também:
Lavagem nasal em crianças: devo fazer ou não?
Otite por repetição: sintomas e cuidados
Sobre a Dra Ane Trento
Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO). Atende em Santa Catarina (SC), nos municípios de Criciúma, Tubarão e Içara. Para mais informações, clique aqui.
As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo e não substituem a consulta com um médico.