Blog

Como reduzir o inchaço após a rinoplastia

reduzir o inchaço após a rinoplastia
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Hoje quero falar sobre como reduzir hematomas e o inchaço após a rinoplastia. A rinoplastia (cirurgia plástica no nariz) provoca todo o tipo de curiosidade, inclusive entre pessoas sem o desejo de realizar o procedimento. Estes fatos, quando são pesquisados na internet, podem até assustar quem não tem conhecimento, pois hematomas e inchaços são comuns mas causam estranheza a quem não está habituado.

O inchaço é um processo natural do pós-operatório na rinoplastia, independente da técnica utilizada. Entretanto, algumas características individuais de cada paciente e cuidados específicos vão determinar o grau de inchaço nos casos.

Mas será que é possível diminuir o inchaço após a rinoplastia? Sim! Entenda abaixo. 

Dicas para reduzir o inchaço após a rinoplastia

Para acelerar o processo de recuperação e melhorar a cicatrização da rinoplastia, é possível tomar alguns cuidados que vão fazer a diferença na diminuição do inchaço, como:

Cuidado com o curativo

É importante cuidar da manutenção do curativo. Enquanto você estiver com o curativo, a higiene do rosto deve ser realizada com cuidado. O curativo não pode ser molhado e os banhos devem ser feitos somente do pescoço para baixo. O cabelo pode ser lavado no salão ou em cadeiras destes estabelecimentos, protegendo a área operada.  


Atenção para a temperatura da água do banho

Banhos com água muito quente podem prejudicar o processo de recuperação da pele. O mais indicado é um banho com água morna ou gelada.


Compressas geladas ajudam a reduzir o inchaço após a rinoplastia

As compressas de água fria são boas aliadas para o alívio do inchaço, pois ajudam no processo de recuperação da pele.

Drenagem linfática

A drenagem facial ajuda a acelerar o processo de recuperação, diminuindo o inchaço e a dor no pós-operatório. Além disso, o procedimento auxilia na prevenção de possíveis complicações.

Posição ao dormir

Após a rinoplastia, o ideal é dormir de barriga para cima, com a cabeça elevada. Procure utilizar dois ou mais travesseiros. Isso ajuda a reduzir o inchaço da região.

Não esqueça ainda de sempre seguir a orientação quanto aos medicamentos receitados pelo seu cirurgião.

A rinoplastia traz resultados favoráveis, mas depende também do paciente organizar sua rotina e suas atividades da melhor maneira para que os sintomas do pós-operatórios sejam reduzidos.

Leia outros posts:

A cirurgia de rinoplastia dói?

Qual a melhor época para fazer uma rinoplastia?

Rinoplastia: confira 3 informações sobre a cirurgia

Sobre a Dra Ane Trento

Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO). Atende em Santa Catarina (SC), nos municípios de Criciúma, Tubarão e Içara. Para mais informações, clique aqui.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO).

Atende em Criciúma (SC).

Contato