Um dos procedimentos mais buscados atualmente, a rinoplastia pode trazer benefícios importantes que vão além do ganho estético. Se você deseja realizar esse procedimento, alguns cuidados e dicas podem fazer a diferença. Uma delas é o período para fazer a cirurgia: muitos consideram que o melhor momento é durante o inverno. Entenda abaixo o motivo!
Rinoplastia no inverno é melhor?
Para muitos pacientes, sim. Isso ocorre por diferentes fatores. No inverno, por ficarmos menos expostos ao sol, há menores chances de surgirem manchas e hematomas na pele e a cicatrização da região é facilitada. Além disso, as baixas temperaturas também favorecem o pós-operatório, porque a retenção de líquido e a dilatação dos vasos é menor no período mais frio. O inchaço também costuma ser menor no clima mais ameno.
Outro ponto é que pode ser mais cômodo fazer a riniplastia no inverno: geralmente nesta estação ocorrem as férias de inverno e costumamos ficar mais em casa.
Vale destacar que a procura por essa cirurgia aumenta nesta época do ano, então é importante já começar a se planejar para o procedimento. Se você deseja fazer a cirurgia no próximo inverno, que tal realizar a consulta agora? Assim você tem tempo para esclarecer suas dúvidas e refletir com calma sobre sua decisão.
Também é importante destacar que, independente da estação do ano em que a operação for realizada, é fundamental seguir todas as orientações do pós-operatório para garantir uma boa recuperação, além de ficar em contato com o médico cirurgião.
Benefícios da rinoplastia
Apesar de ser mais conhecida em razão da melhora que proporciona na questão estética, a rinoplastia pode também servir para melhorar a função nasal. Isso porque, durante o procedimento, é possível aproveitar a mesma cirurgia para reparar problemas como o desvio de septo. Ela também pode ajudar pessoas que sofreram acidentes ou tiveram algum trauma que deformou a região.
Em relação à estética, a cirurgia pode melhorar o aspecto visual do nariz, deixando-o mais harmonioso no rosto, o que melhora a qualidade de vida e impacta diretamente no bem-estar dos pacientes.
Leia também:
3 passos antes realizar a sua rinoplastia
Conheça os tipos de rinoplastia
Sobre a Dra Ane Trento
Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO). Atende em Santa Catarina (SC), nos municípios de Criciúma, Tubarão e Içara. Para mais informações, clique aqui.
As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo e não substituem a consulta com um médico.