Blog

3 sinais de que você não respira corretamente

3 sinais de que você não respira corretamente

Será que você está respirando corretamente? É importante identificar alguns sinais, pois  problemas na respiração podem acabar ocasionando outras complicações, como dificuldade para dormir e descansar. Em alguns casos, dependendo das causas, até cirurgia pode ser indicada para tratamento. Portanto, o ideal é ficar atento aos sintomas. 

Para ajudar, listo aqui 3 sinais que indicam problemas na respiração:

Respiração pela boca: apesar de algumas pessoas acharem normal, a respiração pela boca não é adequada e precisa ser tratada. Quando o ar inalado pelas narinas não é suficiente, o paciente acaba sentindo necessidade de respirar pela boca. Isso pode ocorrer ao longo do dia e até mesmo durante o sono, e pode ocasionar problemas também durante a mastigação, momento em que a boca deve permanecer fechada. Esse sintoma pode ser um indicativo de problemas de obstrução nasal, como infecções, alergias, inflamações e até mesmo alterações na anatomia.

Ronco: apesar de parecer apenas um hábito chato durante o sono, o ronco também pode indicar problemas na respiração. Com o tempo, o ronco pode acabar se agravando e causando outras complicações. Lembre-se que o ronco não é normal e precisa ser tratado.

Falta de fôlego durante os exercícios: outro indicativo de que você não está respirando adequadamente, é a falta de fôlego durante atividades físicas. Esse é um sintoma bem comum e pode indicar que seus pulmões não estão recebendo ar suficiente a falta de fôlego pode ocorrer por exemplo, após alguns minutos de esteira ou musculação, ou até mesmo depois de subir escadas.

Diferentes causas

Problemas respiratórios podem ter diferentes explicações. Uma das mais comuns é o desvio de septo, problema que ocorre quando a estrutura que separa as duas narinas não é reta. Nem sempre essa condição traz problemas e as vezes é assintomática, mas em algumas pessoas ela causa dificuldade para respirar e precisa ser tratada.

Em casos mais leves, é possível tratar o desvio com medicações e lavagem nasal com soro fisiológico. Nos casos em que o desvio traz prejuízos à qualidade de vida do paciente, como obstrução nasal e sinusite recorrente, a cirurgia de desvio de septo pode ser a melhor alternativa.

É fundamental que o diagnóstico seja feito por um otorrinolaringologista capacitado, que também irá orientar sobre o melhor tratamento para cada caso.

Leia também:

Desvio de septo: quando corrigir?

Conheça os tipos de rinoplastia

Sobre a Dra Ane Trento

Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO). Atende em Santa Catarina (SC), nos municípios de Criciúma, Tubarão e Içara. Para mais informações, clique aqui.

As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo e não substituem a consulta com um médico.

Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO).

Atende em Criciúma (SC).

Contato