Hoje quero falar sobre a rinite em crianças.
A rinite é uma doença inflamatória que atinge o revestimento interno do nariz e pode levar a obstrução, irritação e inchaço. A condição é bastante conhecida por causar uma série de espirros e o chamado “nariz escorrendo” (coriza nasal). No caso das crianças, o problema pode gerar prejuízos ao bem estar e até mesmo demorar para ser diagnosticado, já que pode ser confundido com gripe ou resfriado. Por isso, é preciso ficar atento!
Quando atinge os pequenos, a rinite pode fazer com que as crianças acabem respirando pela boca, o que pode comprometer o desenvolvimento e prejudica o olfato. A doença também pode levar a prejuízos no ambiente escolar da criança.
A rinite infantil é uma das alergias mais comuns na infância. Os casos em que a condição evolui para um quadro mais grave são bastante raros, mas é preciso ficar atento.
Uma das causas do problema é o fator genético. O ambiente onde a criança vive também influencia: contato com poeira, pelos de animais, produtos químicos, ácaros e fungos e até o tempo seco podem desencadear episódios de espirros e coriza.
Prevenção de rinite em crianças
Confira algumas dicas para prevenir quadros de rinite nas crianças:
- Manter um ambiente limpo: Assegure-se de que o ambiente onde a criança passa a maior parte do tempo esteja limpo, livre de poeira, ácaros e outros alérgenos. Limpe regularmente os móveis, carpetes e cortinas, e use capas antialérgicas em colchões e travesseiros.
- Não permita que a criança seja exposta ao fumo passivo, pois isso pode desencadear crises de rinite e outras doenças respiratórias. Mantenha a casa livre de fumaça de cigarro.
- Garanta uma boa circulação de ar na casa, abrindo janelas para permitir a entrada de ar fresco. Isso ajuda a reduzir a concentração de alérgenos no ambiente.
- Evite a exposição a alérgenos.
- Incentive a criança a lavar as mãos regularmente, especialmente antes das refeições. Isso ajuda a prevenir a propagação de germes e infecções que podem agravar os sintomas da rinite.
- Evite o uso de produtos químicos fortes, como produtos de limpeza, perfumes e sprays, que podem irritar as vias aéreas e desencadear sintomas de rinite.
- Certifique-se de que a criança esteja com as vacinas em dia, incluindo a vacina contra a gripe. As infecções virais, como o resfriado comum e a gripe, podem desencadear crises de rinite.
Sintomas da rinite em crianças
Além dos espirros em sequência, também são sintomas desse problema a coceira nos olhos, no céu da boca e na faringe. Tosse, congestão nasal, irritação na garganta e diminuição da audição e do olfato também podem indicar o problema nos pequenos. Algumas crianças também ficam mais irritadas, têm dor de cabeça e dificuldade para dormir, o que leva a fadiga e olheiras.
Quando a rinite se estende por um período maior e o paciente não faz o tratamento apropriado, pode ocorrer a perda do paladar e do olfato temporariamente. Ainda pode haver respiração pela boca, tosse, ronco nasal, falta de ar, rouquidão, fadiga, olheiras e olhos inchados.
O tratamento para a criança deve ser escolhido com base nas particularidades de cada caso. O tratamento pode ser feito por meio de medicamentos e da imunoterapia (em que o sistema imunológico é fortalecido para combater problemas como a rinite).
Para prevenir, a indicação é manter o acompanhamento com o médico otorrino e seguir as orientações.
Leia também:
Lavagem nasal em crianças: devo fazer ou não?
Otite por repetição: sintomas e cuidados
Sobre a Dra Ane Trento
Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO). Atende em Santa Catarina (SC), nos municípios de Criciúma, Tubarão e Içara. Para mais informações, clique aqui.
As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo e não substituem a consulta com um médico.