Você já parou para pensar no quanto sua voz é importante? Todos os dias utilizamos a nossa voz, seja para nos comunicarmos com a família, amigos, com colegas de trabalho ou até para fins profissionais — caso de professores, palestrantes, cantores, apresentadores, entre outros.
Por isso, os cuidados com a voz são importantes e merecem atenção. Confira abaixo algumas perguntas e respostas sobre o assunto.
Por que as cordas vocais são importantes?
As cordas vocais são estruturas localizadas no interior da laringe e responsáveis por permitir a emissão do som. Por isso, qualquer alteração nesta região prejudica a nossa voz.
Na minha profissão utilizo muito a voz diariamente. Quais cuidados posso ter?
A hidratação é uma boa aliada nestes casos. Evite também pigarrear, gritar e falar muito alto, fazendo força para a voz sair. Não abuse do consumo de álcool e evite o uso do cigarro. O preparo da voz com orientação de um fonoaudiólogo pode ser importante para evitar o mau uso da voz.
Quais são os principais sintomas e doenças da voz?
– Afonia/Disfonia: são sintomas que acontecem quando “perdemos” a voz completamente (afonia) ou apresentamos alteração na qualidade da voz (disfonia) e são geralmente causadas pelo uso excessivo da voz.
-Laringite: uma inflamação na laringe que pode causar rouquidão, falhas e até perda da voz. Pode ser infecciosa, por refluxo gastroesofágico, entre outras causas.
– Nódulos nas pregas vocais: popularmente conhecidas como “calos” nas cordas vocais. São lesões benignas e estão associadas ao uso incorreto da voz, inclusive em crianças.
– Câncer de laringe: Segundo o Instituto Nacional do Câncer, é um dos tipos mais comuns que atingem a região da cabeça e do pescoço. Geralmente ocorre devido ao consumo de cigarro e álcool.
O que fazer quando estou totalmente ou quase sem voz?
Evite falar e, se precisar, fale baixo, sem forçar. Hidrate-se com bastante água e procure um médico otorrinolaringologista para avaliar a sua condição.
Álcool e cigarro fazem mal para a voz?
Sim. Os consumo excessivo dos dois causa irritações nos tecidos da laringe. Além disso, o cigarro aumenta as chances do aparecimento de doenças como câncer de laringe, de boca e de pulmão.
Rouquidão é normal?
Geralmente, a voz rouca não deve ser motivo para preocupação pois costuma melhorar em poucos dias. No entanto, a rouquidão constante ou por longos períodos pode ser um sinal de alerta. Se você observar que está roubo por mais de duas ou três semanas, é preciso procurar uma médico otorrinolaringologista, profissional especialista em ouvido, nariz e garganta.
Sobre a Dra Ane Trento
Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO).
Atende em Santa Catarina (SC), nos municípios de Criciúma, Tubarão e Içara. Para mais informações, clique aqui.