Blog

Laringomalácia: entenda o que é isso

Laringomalácia

A laringomalácia é uma alteração congênita da laringe e se manifesta por meio de um ruído que pode ser percebido quando a pessoa respira. Esse som, que se assemelha a um chiado, é chamado de estridor inspiratório. O barulho é ouvido por causa de uma obstrução parcial da faringe, laringe ou traqueia. O problema pode reduzir a inspiração e causar obstrução na via aérea.

A laringomalácia pode ser causada por diferentes fatores, como anomalias na estrutura das vias aéreas, mas pode também estar associada a outras doenças. Normalmente, essa condição acomete mais crianças do que adultos. Isso porque os pequenos possuem vias aéreas mais estreitas do que pessoas já desenvolvidas.

Sintomas da Laringomalácia

Entre os sintomas da laringomalácia, estão a dificuldade para respirar ou para comer e beber, além da consequente perda de peso. Em bebês, é preciso ficar atento a coloração da pele do corpo, do rosto e da boca, que pode ficar azulada ou roxa, como efeito da dificuldade para respirar. Alguns bebês também podem apresentar dificuldade na hora da amamentação.

Para evitar que o problema se agrave, o ideal é buscar um médico qualificado o mais rápido possível. Com base em exames e nos sintomas apresentados pelo paciente,o profissional pode fornecer o diagnóstico e o tratamento corretos para cada caso.

Em casos mais leves, muitos pacientes melhoram de forma espontânea com o tempo e não precisam de tratamento – o acompanhamento junto a um profissional adequado, no entanto, é importante. As crianças, em geral, costumam superar a condição até os dois anos de vida.

Já nos casos que requerem tratamento, ele pode ser feito de duas formas. A primeira é a feita por meio de medicamentos que ajudam a diminuir a inflamação e o inchaço nas vias aéreas. A segunda consiste na realização de cirurgias, e costuma ser indicado apenas para os casos mais severos, que podem gerar desconforto respiratório, alteração na deglutição e até perda de peso.

Sobre a Dra Ane Trento

Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO).

Atende em Santa Catarina (SC), nos municípios de Criciúma, Tubarão e Içara. Para mais informações, clique aqui.

Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO).

Atende em Criciúma (SC).

Contato