Blog

É possível recuperar a orelha rasgada? Conheça a lobuloplastia

O lóbulo da nossa orelha, localizado na região inferior, é uma área muito sensível. Formada apenas por pele e gordura, essa área não conta com a presença de músculo ou cartilagem. Isso significa que não há nenhuma sustentação, o que facilita rompimentos e rasgos. A cirurgia para corrigir este problema se chama lobuloplastia.

A reconstrução do lóbulo da orelha é indicada geralmente para mulheres que usam brincos grandes e pesados que causam lesões no lóbulo, também provocados por acidentes ao colocar e retirar estes acessórios. Pessoas que tiverem a ruptura devido ao uso de alargadores ou piercings também podem contar com a técnica reparadora.

Confira abaixo algumas informações sobre a lobuloplastia:

  • A cirurgia de correção de orelha rasgada é um procedimento que não possui restrição de idade.
  • A anestesia costuma ser local, não sendo necessário sedação e o paciente não precisa ficar internado.
  • Na cirurgia, o médico cirurgião irá efetuar a reconstrução do lóbulo da orelha por meio de uma costura. O cirurgião pode optar por diminuir a orelha, mais especificamente o tamanho do lóbulo, em casos em que a região tenha aumentado devido ao peso do acessório.
  • O procedimento é rápido, com duração que varia de 30 minutos e uma hora.
  • Os pontos geralmente pode ser retirados entre 10 e 14 dias após o procedimento.
  • Mesmo sendo um procedimento rápido, exige cuidados no período pós operatório, como evitar a exposição ao sol durante 30 dias e não coçar a região operada. Se surgirem qualquer incômodo, vermelhidão ou dor na área, o médico responsável pelo procedimento deve ser procurado. Além disso, o uso de brincos deverá ser evitado por alguns meses.

Lembre-se: a cirurgia de correção de orelha rasgada é uma cirurgia plástica e deve ser realizada por profissional habilitado para este tipo de procedimento. Sempre busque médicos especializados, com capacitação e experiência na área para realizar procedimentos e cuidar da sua saúde.

Saiba mais sobre como realizar uma cirurgia plástica de forma segura clicando aqui.

Sobre a Dra Ane Trento

Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO).

Atende em Santa Catarina (SC), nos municípios de Criciúma, Tubarão e Içara. Para mais informações, clique aqui.

Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO).

Atende em Criciúma (SC).

Contato