Blog

Atenção para a Síndrome de Ménière

Síndrome de Ménière
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Sensação de pressão no ouvido, zumbido, vertigem e surdez flutuante são alguns dos sintomas da Síndrome de Ménière. Também conhecida como hidropsia endolinfática, essa doença crônica é caracterizada pelo aumento da pressão da endolinfa, que é o líquido existente no labirinto que fica dentro do ouvido. Na maioria dos casos, ela afeta apenas um ouvido, causando uma espécie de “pressão alta” neste órgão.

O nome da doença deve-se ao médico francês Prosper Ménière, o primeiro a descrevê-la. Ela pode surgir em pessoas de qualquer idade, mas acomete principalmente em adultos entre 30 e 50 anos. 

Sintomas da Síndrome de Ménière

Além da sensação de pressão no ouvido, os principais sintomas da Síndrome de Ménière incluem:

  • Episódios de vertigem (sensação de rotação ou de movimento e perda de equilíbrio)
  • Diminuição da audição
  • Zumbido

Estes sintomas podem ocorrer em apenas um ouvido inicialmente, mas com o agravamento do quadro os dois ouvidos podem ser afetados. Estes episódios podem vir acompanhados de sensações de náuseas, vômitos e mal-estar.

Causas da Síndrome de Ménière

As causas da doença ainda não são totalmente conhecidas, sendo associadas a problemas circulatórios, alérgicos, genéticos e infecciosos. Como a Síndrome de Ménière resulta do acúmulo de grandes quantidades de líquido no ouvido, alguns sintomas tendem a ser desencadeados em situações de estresse, variação da pressão e consumo excessivo de sal.

Atenção

Por ser aparentemente flutuante, a Síndrome de Ménière muitas vezes é confundida com um mal estar temporário. E, com a progressão da doença, outros problemas mais sérios podem surgir como a perda auditiva. Por isso, ao sentir qualquer um dos sintomas citados acima ou algum outro desconforto no ouvido, busque a avaliação de um médico otorrinolaringologista. Embora não tenha cura, é possível um tratamento que minimize e controle os sintomas, auxiliando a melhorar a qualidade de vida e evitando a progressão da doença.

Sobre a Dra Ane Trento

Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO). Atende em Santa Catarina (SC), nos municípios de Criciúma, Tubarão e Içara. Para mais informações, clique aqui.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no email
Compartilhar no print

Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO).

Atende em Criciúma (SC).

Contato