A toxina botulínica, popularmente chamada de Botox®, é um dos recursos estéticos utilizados para quem quer reduzir ou prevenir rugas e marcas de expressão. Atualmente este procedimento têm ganhado muitos adeptos e, consequentemente, há muitas dúvidas sobre seu funcionamento.
Abaixo, esclareço algumas das principais dúvidas sobre a aplicação da toxina botulínica:
Para que serve a aplicação da toxina botulínica?
Essa substância age sobre o músculo, impedindo que impulsos nervosos os alcancem, o que permite relaxamento muscular e redução das contrações. Para fins estéticos, sua aplicação é utilizada para reduzir e prevenir rugas na testa, no espaço entre as sobrancelhas e ao redor dos olhos, nos chamados “pés de galinha”, entre outras áreas.
A aplicação da toxina botulínica dói?
A sensação de dor é algo pessoal e pode variar, mas é um consenso que o procedimento é praticamente indolor.
Quanto tempo dura a aplicação?
O procedimento de aplicação dura cerca de 15 minutos e pode ser realizado em ambiente ambulatorial, não sendo necessário ir a um hospital ou realizar internação. Apesar de ser um procedimento rápido, é importante ressaltar que o especialista que realizará a aplicação irá estudar detalhadamente a área, buscando que o resultado seja o mais natural possível.
Qual o intervalo entre as aplicações?
Depende de cada paciente, mas os resultados costumam durar de 4 a 6 meses.
A partir de qual idade a toxina botulínica é indicada?
Não há idade determinada, mas não é necessário quando as pessoas são muito jovens ou não possuam rugas de expressão que causem incômodo. O tratamento pode ser preventivo, de forma que a contração muscular é paralisada e assim não haverá a formação de rugas pela movimentação muscular nesta área.
Existem contraindicações?
O medicamento não é indicado para pessoas que apresentem alergia a qualquer componente da sua formulação. Além disso, mulheres grávidas ou que estão amamentando não devem realizar a aplicação.
Sobre a Dra Ane Trento
Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO).
Atende em Santa Catarina (SC), nos municípios de Criciúma, Tubarão e Içara. Para mais informações, clique aqui.