Você sabe o que é desvio de septo? O septo nasal é uma parede constituída de osso e cartilagem, localizada no meio do nariz e responsável por separar uma narina da outra. Estas narinas deveriam ficar divididas de maneira idêntica, mas em muitos casos são diferentes. Quando esta diferença é grande, pode causar obstrução nasal e, consequentemente, alguns sintomas ou dificuldades para a saúde e qualidade de vida.
O desvio de septo pode ocorrer devido ao crescimento exagerado da cartilagem ou do osso ou mesmo por um trauma, como quebrar o nariz.
Confira abaixo seis sintomas do desvio de septo:
1) Respiração pela boca
O correto é inspirar pelo nariz e expirar pela boca. Não conseguir realizar esses movimentos pode indicar sintoma de alguma patologia, incluindo desvio de septo. Além disso, outras consequências negativas estão associadas a esta dificuldade na respiração.
2) Dor de cabeça ou dor no rosto
Cefaleia ou dores na face são outros sintomas que indicam alguma alteração, podendo estar relacionadas com o desvio.
3) Sangramento pelo nariz
Como o desvio de septo dificulta o fluxo normal do ar e de secreções, podem ocorrer sangramentos e acúmulo de secreções.
4) Nariz entupido
Acontece frequentemente e pode se manifestar em graus variados
5) Ronco
O ronco é muito comum e há muitas causas possíveis para ele. O ruído ao dormir é provocado pela obstrução parcial das vias aéreas superiores, que costuma ser a passagem nasal ou na garganta. O desvio de septo, quando dificulta a entrada de ar pelo nariz, pode ser um dos causadores do ronco.
6) Cansaço excessivo
A obstrução das vias nasais pode causar falta de ar e sensação de cansaço. A cirurgia de correção do desvio de septo, chamada de septoplastia, é indicada quando a diferença entre as narinas dificulta a passagem de ar pelas vias aéreas. Ao planejar realizar uma cirurgia, sempre procure um especialista com experiência e habilitação na área.
Saiba mais sobre a cirurgia de desvio de septo clicando aqui.
Sobre a Dra Ane Trento
Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO).
Atende em Santa Catarina (SC), nos municípios de Criciúma, Tubarão e Içara. Para mais informações, clique aqui.