Blog

3 doenças otorrinolaringológicas mais comuns na infância

Doenças otorrinolaringológicas mai comuns na infância

As doenças infantis relacionadas ao ouvido, às vias nasais e à garganta, são comuns durante o desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida. Algumas delas ocorrem com mais frequência, deixando os pais, muitas vezes, aflitos sem entender as diferentes patologias. Por isso, hoje quero explicar um pouco mais sobre cada uma delas.

Otite média

A otite média é uma infecção do ouvido médio, a cavidade atrás do tímpano. É uma das condições mais comuns em crianças pequenas.

Pode ser causada por infecções bacterianas ou virais e muitas vezes ocorre após um resfriado ou uma infecção respiratória superior. Crianças que convivem com fumantes são mais propensas a desenvolver esse problema, já que estão mais sujeitas a infecções do trato respiratório.

Os sintomas podem incluir dor de ouvido, perda temporária de audição, irritabilidade, febre e, em casos graves, ruptura do tímpano.

Adenoidite e amigdalite

As adenóides e as amígdalas são tecidos linfóides na garganta que fazem parte do sistema imunológico.

A adenoidite é a inflamação das adenóides, enquanto a amigdalite é a inflamação das amígdalas. Ambas as condições podem ser causadas por infecções bacterianas ou virais.

Os sintomas incluem dor de garganta, dificuldade para engolir, febre, mau hálito e, em alguns casos, problemas respiratórios devido ao aumento das adenoides.

Amigdalite recorrente e hipertrofia das amígdalas

Algumas crianças podem ter amigdalite recorrente, o que significa que têm várias infecções das amígdalas ao longo do tempo. Além disso, a hipertrofia das amígdalas, onde as amígdalas ficam anormalmente aumentadas, também é comum em crianças.
Isso pode causar problemas de respiração, ronco, apneia do sono e infecções frequentes.

Vale ressaltar que a prevalência dessas condições pode variar de criança para criança. Por isso, é importante sempre consultar um médico otorrinolaringologista para um diagnóstico correto e um plano de tratamento adequado. Em alguns casos, quando não tratado corretamente, pode desencadear novas complicações.

Leia também:

Lavagem nasal em crianças: devo fazer ou não?

Otite por repetição: sintomas e cuidados

Sobre a Dra Ane Trento

Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO). Atende em Santa Catarina (SC), nos municípios de Criciúma, Tubarão e Içara. Para mais informações, clique aqui.

As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo e não substituem a consulta com um médico.

Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO).

Atende em Criciúma (SC).

Contato