Blog

Rouquidão constante: quais as causas e como tratar

rouquidão

Comum após um esforço vocal em excesso, a rouquidão pode indicar um mau funcionamento da laringe, órgão que é responsável pela emissão da voz e pela passagem de ar para a traqueia e pulmões. A condição pode ocorrer por inflamação nas cordas vocais. Quando a rouquidão persiste, no entanto, ela pode indicar problemas mais graves de saúde, como o câncer de laringe. Por isso é importante ficar atento!

Se a rouquidão durar mais de duas semanas e estiver associada a falta de ar, pigarro, dor ao engolir e até a secreção com sangue o melhor a fazer é procurar um médico qualificado o mais rápido possível. Nesse sentido, vale lembrar que quanto mais cedo um problema de saúde for corretamente diagnosticado e tratado, mais satisfatória tende a ser a recuperação.

Causas da rouquidão

Um dos problemas mais graves que pode estar ligado a rouquidão é o câncer de laringe. Há fatores que podem ainda aumentar as chances de surgimento desse problema, como o tabagismo e o consumo de bebidas alcoólicas em excesso. A boa notícia é que quando esse tipo de câncer é diagnosticado de forma precoce, há grandes chances de cura.

Por isso, a importância de consultar um médico de confiança regularmente e prestar atenção a alterações na voz. Para verificar a saúde da região, o profissional realizar exames, como o das cordas vocais, também conhecido como videolaringoscopia, que é feito por meio de um endoscópio.

Em casos de menor gravidade, o tratamento da rouquidão pode envolver o repouso das cordas vocais, a ingestão de água e um cuidado maior na seleção dos alimentos a serem ingeridos, evitando os muito quentes ou muito gelados, por exemplo.

Sobre a Dra Ane Trento

Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO).

Atende em Santa Catarina (SC), nos municípios de Criciúma, Tubarão e Içara. Para mais informações, clique aqui.

As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo. Apenas uma avaliação com um profissional médico possibilitará o diagnóstico de doenças, a indicação de tratamentos e a prescrição de medicamentos.

Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO).

Atende em Criciúma (SC).

Contato