Hoje quero falar sobre a rinoplastia funcional.
Procedimento versátil e bastante popular, a rinoplastia serve tanto para aprimorar a estética do rosto quanto para corrigir problemas de saúde no sistema respiratório. Existem diferentes tipos de rinoplastia e cada um se destina a atender as necessidades que o paciente enfrenta. No caso da rinoplastia funcional, o procedimento é recomendado para pessoas que apresentam problemas na funcionalidade do nariz.
O que é a rinoplastia funcional?
A rinoplastia funcional é a cirurgia indicada para corrigir alterações na estrutura do nariz que estejam prejudicando a respiração e a região como um todo. Um dos problemas que podem ser solucionados é o desvio de septo, uma alteração do posicionamento da parede que separa as narinas que pode causar diversos incômodos aos pacientes.
Também é possível melhorar deformações causadas por algum acidente, como de trânsito ou uma queda (nesses casos, chamamos o procedimento de rinoplastia pós-traumática), além de tratar condições como a sinusite e corrigir a hipertrofia dos cornetos, por exemplo.
Procedimentos combinados
É possível fazer, na mesma cirurgia, a correção do problema de saúde e também realizar modificações na estética da região. Assim, além de deixar o rosto mais harmônico e melhorar o aspecto do nariz, o paciente consegue respirar melhor e tratar sintomas como a obstrução nasal causada pelo desvio de septo.
Nesse caso, é importante que paciente e cirurgião conversem bastante sobre o procedimento, para que fique claro quais as possibilidades da cirurgia na questão estética. Alinhar expectativas é fundamental para ter uma boa experiência em uma cirurgia.
Vale lembrar que, na rinoplastia, o objetivo não é dar ao paciente um nariz totalmente novo, do zero. O intuito é melhorar o aspecto do local, respeitando traços e proporções do rosto. Isso deixa a face mais harmônica e evita mudanças muito bruscas.
Se você acredita que a rinoplastia funcional pode ajudar no seu caso, agende uma consulta e busque orientação.
Leia também:
Checklist antes de fazer a sua rinoplastia
Conheça os tipos de rinoplastia
Sobre a Dra Ane Trento
Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO). Atende em Santa Catarina (SC), nos municípios de Criciúma, Tubarão e Içara. Para mais informações, clique aqui.
As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo e não substituem a consulta com um médico.