O nariz é um órgão que, por estar centralizado no rosto, recebe muito destaque e impacta na aparência e autoimagem. Por isso, é comum que ocorram insatisfações, já que ele é também uma das primeiras partes percebidas pelos demais. Não é à toa que a rinoplastia é uma das cirurgias plásticas mais realizadas no Brasil atualmente, pois estar descontente com o próprio nariz pode afetar a autoestima tanto no âmbito pessoal quanto profissional.
Quem opta por fazer a rinoplastia por razões estéticas não vê a hora de poder enxergar os resultados e desfrutar de todo o esforço, pois passar por uma cirurgia exige coragem e preparação, tanto física quanto emocional. Mas é muito importante estar bem informado sobre o pós-operatório para não passar por nenhuma frustração, pois o resultado final pode levar algum tempo até ficar visível.
Recuperação e pós-operatório
A rinoplastia dura em torno de 3 a 4h e, assim que acaba, a curiosidade começa: afinal, como vai ficar meu nariz? É preciso ter em mente que, apesar de ser rápida, a cirurgia mexe com a estrutura óssea, cartilagem e tecidos, ou seja, o corpo vai precisar de um tempo para se recuperar dessas mudanças.
A primeira percepção do recém-operado será de inchaço. Logo no primeiro dia os edemas e hematomas aparecem, mas tendem a aumentar até o terceiro dia, o que assusta muitos pacientes, porém é completamente normal. Depois de uma semana, ao tirar os curativos, será a primeira visualização do nariz operado, que ainda estará muito inchado.
A partir da segunda semana, ele começa a reduzir aos poucos e, em torno de um mês, será possível perceber mudanças. Mas, calma: o resultado final ainda não chegou.
Resultado final da rinoplastia
Entre cinco ou seis semanas após a cirurgia, já se pode notar aproximadamente 80% do que será o resultado final da rinoplastia. Mas os outros 20% se apresentarão aos poucos, levando em torno de doze meses para cicatrizar completamente. Em alguns casos – se o paciente tem a pele muito grossa, por exemplo – pode levar até 24 meses.
Para auxiliar o processo, é fundamental que as recomendações pós-operatórias sejam seguidas à risca. São elas:
- Evitar sol por pelo menos quatro semanas;
- Evitar exercícios físicos por 30 dias
- Não tirar e evitar molhar o curativo;
- Evitar mexer no nariz;
- Dormir de barriga para cima;
- Não usar óculos por 45 dias;
- Fazer a higienização conforme orientação médica;
- Drenagem linfática também pode ser recomendada
Dependendo do caso, o cirurgião poderá recomendar outros cuidados. Siga todas com disciplina e cuidado.
É claro que todos estes períodos são médias que podem variar para mais ou para menos, de acordo com cada paciente. Existem condições específicas que podem alterar o tempo de resultado, mas o mais importante é sempre conversar com o seu médico abertamente, esclarecer todas as dúvidas e deixar tudo acordado antes de decidir realizar a cirurgia.
Leia também:
Checklist antes de fazer a sua rinoplastia
Sobre a Dra Ane Trento
Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO). Atende em Santa Catarina (SC), nos municípios de Criciúma, Tubarão e Içara. Para mais informações, clique aqui.