Quando corrigir o desvio de septo?
O desvio de septo é um problema comum que atinge 8 em cada 10 brasileiros. Chamamos de septo a estrutura que separa nossas duas narinas e é formada por osso e cartilagem, revestidos por mucosa. O desvio de septo ocorre quando essa estrutura não é reta. Como falei acima, é algo comum e nem todos os pacientes necessitam operar. Entenda abaixo quando é necessário para corrigir o desvio de septo.
Em alguns casos, a condição é leve e não causa complicações e desconfortos ao paciente. Nestes casos, não é indicada a intervenção. Mas, se o desvio é muito grande, pode causar alterações no funcionamento da respiração, como a obstrução nasal, um sintoma que merece atenção e causa outros problemas. Quando isso acontece, pode ser preciso corrigir o problema por meio de cirurgia.
Causas do desvio de septo
O desvio de septo pode surgir durante a infância, na fase de desenvolvimento dos ossos do rosto, ou como uma doença congênita. Ele também pode ser provocado por quedas, durante a prática de esportes, ou acidentes de trânsito, por exemplo, que resultem em alteração na face. A condição também pode aparecer como resultado de inflamações, infecções ou alergias.
Diagnóstico
É importante que o diagnóstico seja realizado por um otorrinolaringologista capacitado, que irá avaliar o sistema respiratório como um todo. Isso porque é possível que o problema que afeta o nariz seja causado por rinite ou pólipos nasais (formações que podem ocasionar congestão e obstrução), por exemplo, e não pelo desvio de septo. Assim, ao fazer a correta avaliação do problema, o profissional poderá também indicar o tratamento mais adequado.
Sintomas do desvio de septo
Como falei acima, muitas pessoas que têm o desvio não apresentam sintomas. Mas, em alguns casos, é possível que o paciente observe:
- Obstrução nasal
- Respiração pela boca
- Dor de cabeça ou dor no rosto
- Sangramento pelo nariz
- Retenção de secreção
- Ronco
Caso você perceba esses sintomas, o ideal é procurar atendimento com um otorrinolaringologista o quanto antes para fazer uma avaliação.
Quando corrigir o desvio de septo
A septoplastia é o nome do procedimento que faz a correção para centralizar o septo nasal. Com ela, é possível melhorar a passagem de ar pelas narinas, proporcionando alívio dos sintomas e mais qualidade de vida aos pacientes.
O mais indicado é fazer o procedimento quando o nariz já estiver totalmente formado – idade adulta. Nos casos em que o desvio causa problemas significativos em crianças, ela pode ser feita ainda na infância. Na infância é realizada uma septoplastia muito conservadora, para casos muito obstrutivos.
Leia também:
Conheça os tipos de rinoplastia
3 sinais de que você não respira corretamente
Sobre a Dra Ane Trento
Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO). Atende em Santa Catarina (SC), nos municípios de Criciúma, Tubarão e Içara. Para mais informações, clique aqui.
As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo e não substituem a consulta com um médico.