A rinoplastia é um procedimento cirúrgico que proporciona não apenas melhorias estéticas, mas também funcionais, especialmente no trato da respiração.
No entanto, é natural que os pacientes tenham diversas dúvidas antes de decidirem realizar essa intervenção. Afinal, procedimentos cirúrgicos exigem maior comprometimento no pré e pós-operatório. Por isso, reuni algumas das principais dúvidas que recebo no consultório.
Como é o processo de recuperação?
A recuperação da rinoplastia varia, mas geralmente os pacientes podem retornar às atividades normais após algumas semanas. Inchaço e hematomas podem assustar, mas diminuem gradualmente ao longo do tempo. Seguir as orientações nesse período é determinante para a sua boa recuperação, ok?
A Rinoplastia causa dor?
Durante a cirurgia, os pacientes estão sob anestesia geral ou local, portanto não sentem dor. Após a operação pode ocorrer sim um desconforto, mas isso é gerenciado com o uso de analgésicos. A dor é relativa de pessoa para pessoa, mas em geral os pacientes relatam que é um incômodo passageiro.
Quanto tempo leva para ver os resultados definitivos?
Embora os resultados iniciais sejam visíveis assim que o inchaço diminui, os resultados definitivos podem levar alguns meses, à medida que o nariz se adapta e cicatriza. Dependendo da pele do paciente, pode levar até 24 meses para o resultado final ser definido.
A Rinoplastia deixa cicatrizes visíveis?
Na maioria dos casos, as incisões são feitas internamente, minimizando cicatrizes visíveis. Em rinoplastias mais complexas, podem ser necessárias pequenas incisões externas, mas essas geralmente cicatrizam bem e ficam imperceptíveis.
Depois da Rinoplastia pode fazer piercing nasal?
A rinoplastia envolve a manipulação dos tecidos nasais, e é essencial permitir que o nariz cicatrize completamente antes de colocar qualquer piercing. O tempo de cicatrização pode variar, mas geralmente leva vários meses para que os tecidos internos e externos se recuperem completamente.
Além disso, inserir um piercing envolve perfurar tecidos em processo de cicatrização. Isso pode aumentar o risco de infecção, e ainda, dependendo da localização do piercing, há o risco de deslocamento do nariz durante a cicatrização. Isso pode afetar negativamente os resultados da rinoplastia. Você deve discutir, portanto, essa situação, especificamente com o seu médico.
Lembrando que, para esclarecer dúvidas específicas, é fundamental agendar uma consulta com um cirurgião plástico qualificado. Cada paciente é único, e um plano personalizado é essencial para alcançar os melhores resultados possíveis.
Leia também:
Checklist antes de fazer a sua rinoplastia
Conheça os tipos de rinoplastia
Sobre a Dra Ane Trento
Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO). Atende em Santa Catarina (SC), nos municípios de Criciúma, Tubarão e Içara. Para mais informações, clique aqui.
As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo e não substituem a consulta com um médico.