Muitas vezes deixada de lado, a nossa voz é uma das mais importantes ferramentas de comunicação que temos e também precisa e merece atenção. No dia 16 de abril, é comemorado o Dia Mundial da Voz. A data foi pensada para chamar a atenção das pessoas e conscientizar a população sobre a importância de manter a saúde da voz em dia.
O alerta serve para todas as pessoas, mas principalmente para aquelas que utilizam a voz como instrumento de trabalho.
Ao cuidar da saúde dessa importante ferramenta, é possível prevenir e detectar doenças de forma precoce. Entre elas, o câncer de laringe, que normalmente apresenta os primeiros sintomas nas cordas vocais.
Por isso, é importante ficar atento a sintomas que podem indicar problemas na voz, como rouquidão, cansaço ao falar e falhas. Dor, desconforto ou ardência na garganta também podem indicar problemas de saúde.
Além de problemas mais graves, como câncer, a falta de cuidado com a voz também pode acarretar o comprometimento da comunicação e, consequentemente, a qualidade de vida das pessoas.
Para prevenir problemas na voz, o confira algumas dicas:
- Mantenha em dia o acompanhamento de rotina junto a um médico otorrinolaringologista.
- O preparo da voz com orientação de um fonoaudiólogo pode ser importante para evitar o mau uso da voz.
- Beba bastante água ao longo do dia e mantenha uma alimentação equilibrada, ingerindo frutas como a maçã, que ajuda a limpar o trato vocal.
- Modere o consumo de café preto.
- Atenção para o ar condicionado: ele pode causar o ressecamento da mucosa do trato respiratório.
- Não abuse do consumo de álcool e evite o uso do cigarro.
Outras doenças relacionadas à região são a laringite, os nódulos nas cordas vocais e a dor de garganta.
Dia Mundial da Voz
A celebração da data no Brasil é uma iniciativa da Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV), da Sociedade Brasileira de Otorrinolaringologia (SBORL) e da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF).
No mundo, o World Voice Day (Dia Mundial da Voz, em inglês) tem apoio da Sociedade Europeia de Laringologia e da Associação Norte-Americana de Otorrinolaringologia, além da Federação Internacional das Sociedades de Otorrinolaringologia.
Sobre a Dra Ane Trento
Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO).
Atende em Santa Catarina (SC), nos municípios de Criciúma, Tubarão e Içara. Para mais informações, clique aqui.
As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo. Apenas uma avaliação com um profissional médico possibilitará o diagnóstico de doenças, a indicação de tratamentos e a prescrição de medicamentos.