Blog

Desvio de septo: quando corrigir?

desvio de septo

Desvio de septo corresponde à alteração do posicionamento da parede que separa as nossas narinas. Essa condição pode estar presente desde o nascimento, aparecer com o crescimento ou ser causada por algum trauma na região da face. Quando o desvio é muito grande, geralmente causa obstrução nasal, um sintoma que merece atenção e causa outros desconfortos e problemas.

 

O que é desvio de septo?

O septo nasal é uma parede formada por osso e cartilagem. Ela está localizada no meio do nariz, sendo responsável por separar as narinas uma da outra. Muitas vezes o tamanho dessas parede são diferentes um do outro, uma condição chamada desvio de septo. Pode ser uma alteração pequena e não apresentar sintomas, ou causar diversos desconfortos e dificuldades.


Sintomas

Os sintomas mais comuns do desvio de septo incluem:

  • Dificuldade de respirar pelo nariz
  • Nariz entupido
  • Ronco
  • Dor de cabeça ou dor no rosto
  • Apneia do sono

 

Tratamento

Septoplastia é o nome da cirurgia indicada para centralizar o septo nasal. O procedimento é realizado por um otorrinolaringologista, com o paciente sob anestesia geral ou sedação.  Na cirurgia, uma pequena incisão é feita por dentro do nariz onde é descolada a mucosa que fica sobre a cartilagem e o osso do septo. Em seguida ocorre a da retirada do excesso de cartilagem ou de parte da estrutura óssea. A recuperação costuma demorar entre 7 e 10 dias.


Quando fazer a cirurgia de correção

A escolha pelo tratamento cirúrgico para correção do desvio de septo vai depender dos sintomas e da gravidade da obstrução nasal. O desvio de septo é uma condição comum e nem sempre sintomático. Entretanto, quando há incômodos frequentes para o paciente, não aliviados com medicamentos, a cirurgia é normalmente indicada como tratamento. 

Importante lembrar que apenas um médico otorrinolaringologista poderá diagnosticar o desvio do septo e prescrever o tratamento mais adequado para cada condição. 

 

Sobre a Dra Ane Trento

Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO).

Atende em Santa Catarina (SC), nos municípios de Criciúma, Tubarão e Içara. Para mais informações, clique aqui.

Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO).

Atende em Criciúma (SC).

Contato