Blog

Rinite x sinusite: Qual a diferença?

rinite e sinusite

Nariz entupido, redução do olfato e coriza. Você já deve ter sentido esses sintomas, muito comuns no inverno e em climas secos. Mas são sintomas de qual doença? A rinite e a sinusite costumam confundir os pacientes, tanto pela sonoridade do nome quanto por alguns sintomas que surgem nas duas situações. Entenda abaixo as diferenças.


Rinite

Trata-se da inflamação nas mucosas do nariz e pode ser causada tanto por infecções virais (como gripes e resfriados) – rinite infecciosa; por processos alérgicos – rinite alérgica; quanto outros processos como as rinites não alérgicas – como a vasomotora. Muitas das chamadas crises de rinite ocorrem devido ao contato com partículas como poeira, pólen, pelos de animais, etc.

Os sintomas incluem coceira no nariz, coriza, obstrução nasal, espirros, dor de cabeça e coceira nos olhos. O tratamento, na crise, geralmente é realizado com anti-histamínicos, corticóides e outros medicamentos para inibir o processo alérgico. Veja algumas dicas para prevenir a rinite no inverno


Sinusite

É um processo inflamatório nas mucosas dos seios da face (os ossos que rodeiam os olhos, as maçãs do rosto e a testa). Pode decorrer de bactérias, vírus e alergias e ser classificada em sinusite aguda ou crônica.

Dor na face, sensação de cabeça pesada, dor na cabeça, obstrução nasal, secreção nasal e tosse são alguns dos sintomas, que variam conforme o tipo  enquanto os sintomas da aguda duram até 3 meses, os da crônica são mais leves e podem durar mais tempo.

O tratamento da sinusite é realizado com antibióticos e corticoides. Em alguns casos, pode ser necessário cirurgia.

Prevenção de rinite e sinusite

A lavagem nasal com soro é indicada como forma de prevenir  tanto a rinite quanto a sinusite. Mas lembre-se: ela deve ser realizada com soro fisiológico, solução pronta ou caseira. O uso contínuo de descongestionantes nasais não é indicado. Existe o tratamento preventivo de crises da rinite: o uso de corticoides tópicos. Outra forma de evitar as alergias causadores das inflamações é manter os ambientes arejados e limpos.

Importante ressaltar que muitas vezes a rinite desencadeia uma sinusite. Portanto, as doenças podem ocorrer em conjunto ou de forma isolada. E, embora tenham diferenças, o tratamento para os dois casos deve ser prescrito por um médico, principalmente se os sintomas persistirem por alguns dias. O otorrinolaringologista é o médico especializado para avaliar a situação e indicar o melhor tratamento.

Sobre a Dra Ane Trento

Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO).

Atende em Santa Catarina (SC), nos municípios de Criciúma, Tubarão e Içara. Para mais informações, clique aqui.

Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO).

Atende em Criciúma (SC).

Contato