A blefaroplastia é o nome da técnica cirúrgica que possibilita corrigir as irregularidades nas pálpebras superiores e inferiores, como é o caso do excesso de pele ou de gordura. Este procedimento elimina bolsas de gordura, rugas, flacidez e, consequentemente, proporciona o rejuvenescimento da região em torno dos olhos.
Indicações da blefaroplastia
Procurada tanto por homens como por mulheres, geralmente a partir dos 30 anos, a blefaroplastia tem as seguintes indicações:
- Pessoas com excesso e/ou flacidez de pele nas pálpebras.
- Pessoas que possuem bolsas de gordura na pálpebra inferior, ptose (queda da pálpebra por causas musculares) ou pseudoptose palpebral (queda da pálpebra em função do excesso de pele).
- Quem deseja remover xantelasmas (pequenas bolinhas de colesterol que se formam, principalmente, nas pálpebras)
Sobre o procedimento
A cirurgia costuma ser realizada com anestesia (local ou geral) e tem duração de duas horas, em média. Durante o procedimento, o cirurgião efetua incisões na pálpebra superior, inferior ou ambas, dependendo da indicação para cada paciente. Suturas são feitas para ocultar as cicatrizes e reduzir possíveis marcas.
Há a possibilidade de fazer a blefaroplastia a laser, técnica semelhante que utiliza o laser CO2 para delimitar o corte da pele ao mesmo tempo que promove a sua cauterização. É um procedimento menos invasivo, que permite uma cicatriz quase imperceptível e promova menos sangramentos durante a cirurgia. Outra vantagem do procedimento a laser é a redução do inchaço no pós-operatório.
Resultados da blefaroplastia
A técnica proporciona diversos benefícios, corrigindo os principais sintomas do envelhecimento ao redor dos olhos, como rugas, papos, excesso de pele, etc. Na primeira semana já é possível ver os resultados, que se tornam mais evidentes após a redução do inchaço. O olhar fica renovado, com aparência mais jovem e menos cansado. Cabe lembrar que o procedimento não irá eliminar todas as expressões do rosto, nem as rugas chamadas de “pés de galinha”.
A blefaroplastia é um procedimento de cirurgia plástica e deve ser realizado por um profissional médico com habilitação nesta área. Qualquer procedimento cirúrgico, estético ou não, possui riscos e a escolha de um profissional de confiança é indispensável para garantir a sua segurança.
Sobre a Dra Ane Trento
Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO).
Atende em Santa Catarina (SC), nos municípios de Criciúma, Tubarão e Içara. Para mais informações, clique aqui.