Blog

Pólipos nasais: tratamento e prevenção

Provavelmente você já deve ter ouvido falar em pólipos nasais. Geralmente eles são o motivo da queixa de muita gente, mas poucas pessoas sabem como eles surgem e como evitá-los. Confira abaixo mais detalhes sobre as principais causas, tipos de tratamento e dicas de prevenção de pólipos nasais.

Afinal, o que são pólipos nasais?

Os pólipos nasais são pequenas bolsas de tecido inflamado que crescem na camada interna do nariz (mucosas nasais), ou nos seios paranasais. Essas massas polipóides são indolores e moles e podem até passar despercebidos para alguns pacientes.

No entanto, quando há muitos pólipos nas cavidades nasais ou pólipos muito grandes, pode haver desconfortos, como obstrução nasal, alteração no paladar e roncos ao dormir.

Neste caso, é preciso procurar a ajuda de um médico otorrinolaringologista, que fará o diagnóstico do problema e orientará o melhor tratamento para combater os pólipos nasais.

Causas dos pólipos nasais

Não se sabe exatamente os motivos que levam à formação de pólipos nasais. Mas especialistas concordam que algumas condições que desencadeiam a inflamação da mucosa nasal, como alergias e infecções respiratórias, estão intimamente relacionadas ao desenvolvimento de pólipos nasais. Entre algumas das causas correlatas ao problema estão:

  • Asma
  • Intolerância à aspirina
  • Sinusite fúngica alérgica
  • Fibrose cística
  • Síndrome de Churg-Strauss, que causa a inflamação de vasos sanguíneos
  • Histórico familiar e variações genéticas associados ao sistema imunológico
  • Rinite alérgica
  • Infecções crônicas nos seios nasais
  • Sinusite crônica

Embora possam surgir em qualquer idade, a presença de pólipos nasais costuma ser mais frequente em adultos.

Principais sintomas

Em alguns casos, os pólipos nasais podem ser tão pequenos a ponto de não serem percebidos e não acarretarem sintomas. Mas quando eles aumentam de tamanho, podem levar ao surgimento de sinusite crônica e neste caso, alguns sintomas podem ser se manifestar, como:

  • Coriza constante;
  • Sensação de nariz entupido;
  • Diminuição da capacidade de cheiro e paladar;
  • Dor de cabeça frequente;
  • Sensação de peso no rosto;
  • Ronco durante o sono.

Tratamento para pólipo nasal

O tratamento para pólipo nasal consiste em duas distintas abordagens: reduzir seu tamanho ou eliminá-lo completamente. Em geral, em um primeiro momento opta-se pelo uso de medicamentos corticóides aplicados em spray diretamente na narina, com o objetivo de reduzir os sintomas.

Em casos em que não existe melhora dos sintomas, mesmo após algumas semanas de tratamento, o médico otorrinolaringologista poderá aconselhar a realização da cirurgia para a retirada dos pólipos nasais. No entanto, essa pode não ser uma solução definitiva, já que novos pólipos nasais podem voltar a aparecer no futuro quando se tem certas patologias.

É possível prevenir a formação de pólipos nasais?

Apesar de não se ter certeza sobre os motivos que levam à formação de pólipos nasais, é possível, ao menos, dificultar que eles ressurjam ou aumentem de tamanho. A principal forma de prevenção do problema é evitar o desenvolvimento ou agravamento de inflamações na mucosa nasal
Com isso, algumas atitudes como controlar os sintomas da asma, evitar exposição a irritantes nasais como alérgenos, fumaça de cigarro, poluição, poeira e substâncias químicas, e umidificar a casa para evitar o ar seco e umedecer suas vias respiratórias, podem ser eficazes para barrar a formação dos pólipos nasais.

Sobre a Dra Ane Trento

Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO).

Atende em Santa Catarina (SC), nos municípios de Criciúma, Tubarão e Içara. Para mais informações, clique aqui.

Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO).

Atende em Criciúma (SC).

Contato