Blog

4 mitos sobre a rinoplastia

4 mitos sobre a rinoplastia

Cirurgia queridinha entre os brasileiros, a rinoplastia é uma das plásticas mais populares no país. Versátil, o procedimento pode atender a diferentes necessidades do paciente.

A mais conhecida é a que envolve a questão estética. Na rinoplastia, pode-se fazer ajustes no nariz, corrigindo aspectos que causam incômodo ao paciente. É possível deixar o nariz mais fino, mais estruturado, reto e arrebitado, por exemplo. Outra possibilidade é corrigir, na mesma cirurgia, problemas que interferem no sistema respiratório, como o desvio de septo.

Apesar de ser bem conhecida, a rinoplastia ainda encontra pelo caminho alguns mitos. Para ajudar quem quer se informar melhor sobre o assunto, selecionei alguns dos mais recorrentes.

Confira:

MITO: A cirurgia dói muito

O universo da medicina avançou muito nos últimos anos, e se beneficiou das tecnologias que foram surgindo. Atualmente, alguns procedimentos são feitos de forma bem menos invasiva do que há anos atrás, o que é o caso da rinoplastia!

Claro que hematomas e inchaços podem surgir, mas eles serão controlados pelo cirurgião, como por meio de medicamentos. Em relação a dor, é algo que varia bastante de pessoa para pessoa, mas ela também pode ser controlada pelo médico com o uso de analgésicos.

MITO: Posso escolher o nariz que eu quiser

Esse é um mito que engana muitas pessoas. Rinoplastia não consiste em mudar completamente o nariz, fazer um do zero, novo. O procedimento serve para melhorar aspectos que incomodam ou causam mal estar no paciente, fazendo ajustes e correções. Mas a cirurgia deve respeitar os contornos do rosto como um todo, deixando o nariz mais harmônico em todo o conjunto da face. Claro que você pode indicar referências ao cirurgião, mas não há como garantir que elas possam ser replicadas em você. Muitos fatores influenciam nisso, como a grossura da pele da região, por exemplo.

Por isso, converse bastante com o seu médico e alinhe as expectativas! Lembre-se que seu rosto é único e sua essência deve ser respeitada!

MITO: O resultado é imediato

Essa é outra ideia que não procede. Após uma cirurgia, é normal o surgimento de edemas, sem falar nos pontos. É necessário um tempo para a recuperação da pele e da estrutura no nariz. É possível ver algumas mudanças logo após a operação. E, quando o inchaço diminui, os resultados são mais visíveis (em torno de seis semanas). Mas o visual definitivo só será visto depois de um período que vai de 6 meses a 1 ano.

MITO: Meu rosto não ficará natural

É possível sim ter um nariz operado, que passou por rinoplastia, e se mantém natural e harmônico ao rosto. Um bom procedimento vai respeitar os traços de cada pessoa, moldando o nariz da forma que mais se encaixar no rosto do paciente. E é por isso que não é possível “copiar” o nariz de alguém: ele provavelmente não ficará bem em mais ninguém, porque não respeita aspectos que são únicos em cada pessoa.

Se você tem o desejo de fazer uma rinoplastia ou quer conversar sobre as possibilidades para o seu caso, agende uma consulta e vamos conversar!

Leia também:

Checklist antes de fazer a sua rinoplastia

Conheça os tipos de rinoplastia

Sobre a Dra Ane Trento

Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO). Atende em Santa Catarina (SC), nos municípios de Criciúma, Tubarão e Içara. Para mais informações, clique aqui.

As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo e não substituem a consulta com um médico.

Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO).

Atende em Criciúma (SC).

Contato