Você está pensando em fazer um procedimento no nariz e não consegue decidir se prefere rinoplastia ou rinomodelação? Então este texto é para você!
Apesar de os procedimentos serem aliados de pacientes que buscam melhorar o aspecto visual do nariz, há diferenças importantes entre os dois. Enquanto um é mais complexo e definitivo, outro é mais simples e tem efeito temporário. Entenda abaixo:
Rinoplastia ou rinomodelação?
A rinoplastia, uma das cirurgias mais populares no Brasil, é um procedimento em que é possível modificar a região do nariz, deixando-o em harmonia com o resto do rosto. O cirurgião pode adequar a ponta, deixá-la mais arredondada e elevada, aumentar ou diminuir as proporções, entre outros pontos. Além disso, essa cirurgia também serve para melhorar as funcionalidades do nariz. Na mesma cirurgia, é possível, por exemplo, melhorar a estética e corrigir problemas como o desvio de septo. Esse procedimento também pode ser indicado para pessoas que sofreram acidentes ou traumas e que tenham ficado com a região deformada.
Apesar de a rinoplastia poder receber ajustes depois de feita, esse é um procedimento definitivo.
Já a rinomodelação é utilizada para reparações estéticas mais simples, e não precisa de ajustes na funcionalidade da região. Esse procedimento serve para realizar pequenas adequações, como refinar a ponta do nariz.
A rinomodelação é um procedimento apenas estético, que utiliza preenchimento de ácido hialurônico de alta densidade para melhorar o aspecto da região. Além disso, é temporária.
Qual a melhor técnica para mim?
Os dois métodos possuem vantagens e desvantagens. A escolha da melhor técnica vai depender de qual o seu objetivo.
Na rinoplastia, é possível fazer correções e adequações maiores na região, além de melhorar a respiração. Mas, trata-se de uma cirurgia e, por isso, o tempo de recuperação costuma ser mais extenso. Essas modificações são definitivas, ou seja, não é necessário retoques ou novas aplicações, como na rinomodelação. Os retoques só ocorrem se o paciente não gostar de algo no resultado, mas não costuma ocorrer.
A rinomodelação possui um tempo de recuperação menor, mas é um procedimento utilizado para corrigir imperfeições menores apenas na aparência do nariz. O procedimento é temporário, o que faz com que o nariz “volte ao original” depois de determinado período.
Vale ressaltar que, independente de qual o método seja escolhido, é fundamental procurar profissionais habilitados e especializados nos procedimentos.
Leia também:
Rinoplastia aberta ou fechada? entenda a diferença
Uso de enxerto na rinoplastia: quando é indicado?
Sobre a Dra Ane Trento
Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO). Atende em Santa Catarina (SC), nos municípios de Criciúma, Tubarão e Içara. Para mais informações, clique aqui.
As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo e não substituem a consulta com um médico.