Blog

Rinoplastia feminina e masculina: tem diferença?

rinoplastia feminina ou masculina

A rinoplastia, também conhecida como ‘cirurgia plástica no nariz’, tem diversas funções, como a rinoplastia de redução e a rinoplastia funcional, que melhora o desempenho da função respiratória do nariz. Apesar de termos a maioria de pacientes femininos, os pacientes masculinos também buscam o procedimento. Mas será que existe diferença entre o procedimento em homens e mulheres?

Bom, cada caso deve sempre ser analisado individualmente, mas podemos apontar algumas diferenças básicas, que ocorrem por conta das estruturas nasais de cada paciente. Homens, por exemplo, costumam ter a espessura da pele e a estrutura da cartilagem mais grossas que mulheres e, em algumas situações, podem demandar técnicas próprias.

Quanto ao resultado final, existem diferenças em relação à expectativa. Na rinoplastia masculina, alguns padrões são praticados, como:

  • Ângulo entre o nariz e o lábio sem ultrapassar 90 graus.
  • Traços finais retos e marcantes.

Já na rinoplastia feminina, o resultado busca, geralmente: 

  • Traços mais arredondados e delicados
  • Ângulo entre nariz e lábios varia entre 95 e 105 graus

Vale ressaltar que não existe um único padrão. Apenas respeitando as características e traços naturais dos rostos masculinos e femininos é que será possível obter resultados positivos, mantendo sempre a harmonia da face. Além disso, cada rosto é único, com características individuais, independente do gênero. 

Para a recuperação também existe diferença: o inchaço na região normalmente dura mais entre os homens do que entre as mulheres. Isso se dá por conta da pele mais grossa dos pacientes masculinos.

Tanto a rinoplastia feminina como a masculina só podem ser realizadas após todas as estruturas ósseas e cartilagens estarem formadas. Esse desenvolvimento normalmente acontece a partir dos 15/16 anos nas meninas (dois anos após a menarca). Para os adolescentes meninos, geralmente é a partir dos 16.

Independente do gênero do paciente, é sempre essencial consultar um especialista antes de tomar a decisão pela rinoplastia. O otorrinolaringologista poderá avaliar as características e necessidades de cada um e indicar quando é melhor fazer o procedimento e como ele deve ser feito para alcançar os resultados desejados – e isso inclui melhorar as funcionalidades da sua respiração. 

Agende sua consulta e avalie a sua situação.

Leia também:

Checklist antes de fazer a sua rinoplastia

Conheça os tipos de rinoplastia

Sobre a Dra Ane Trento

Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO). Atende em Santa Catarina (SC), nos municípios de Criciúma, Tubarão e Içara. Para mais informações, clique aqui.

As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo e não substituem a consulta com um médico.

Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO).

Atende em Criciúma (SC).

Contato