Após a decisão em fazer um procedimento como a rinoplastia, que é uma cirurgia plástica, é comum termos dúvidas, especialmente após a operação.
Os cuidados e dúvidas sobre o pós-operatório da rinoplastia e como os possíveis incômodos podem ser amenizados, são importantes, e por isso, é necessário entender os prazos e períodos de adaptação do seu organismo a este novo momento.
Separei aqui em diferentes etapas de acordo com o tempo que geralmente cada uma delas leva. Confira:
Primeiros dias
Nos primeiros dias o paciente terá a necessidade de utilizar um curativo externo, para ajudar a manter o nariz no formato adequado. A obstrução nasal é frequente.
A tala costuma ser utilizada até uma semana após a rinoplastia, após esse período pode ser necessário novo curativo por mais tempo.
Nesta etapa, somente alimentos leves pastosos e frios, para evitar sangramentos e o aumento do inchaço.
Segunda Semana
Duas semanas após o procedimento, o paciente já terá retirado a tala, porém, o inchaço ainda seguirá, especialmente na parte interna, causando a sensação de congestão.
Seguir as orientações do seu médico é essencial, como o uso de compressas geladas, e também para o retorno ao consultório para retirada do curativo.
Primeiro mês
Logo antes de fechar o primeiro mês, entre a terceira e quarta semana, o paciente já vai notar que o inchaço interno diminuiu. A respiração fica melhor e mais tranquila, e nessa fase já é possível realizar grande parte das atividades do dia a dia, com exceção de exercícios físicos.
Também é comum que ainda existam inchaços ou hematomas na região do nariz e dos olhos.
Segundo mês
No segundo mês após o procedimento, o paciente já pode retomar inclusive os exercícios físicos, com exceção dos esportes de contato, para evitar o risco de uma colisão com traumatismo nasal. O uso de óculos é liberado.
Nessa fase, o inchaço terá regredido consideravelmente, e tanto o modelo quanto o tamanho do nariz estarão mais próximos do resultado final.
Após o terceiro mês
Neste período o resultado é de aproximadamente 80% de redução do edema, com exceção de pacientes com a pele muito grossa.
De nove meses a um ano
É nesse período que conseguimos visualizar a definição quase absoluta do resultado. Quando a pessoa tem a pele mais grossa, essa espera pode ser um pouco maior.
Importante dizer que em todas estas etapas, o acompanhamento do médico especialista é fundamental. O avanço dos resultados, verificação dos sinais, respiração, e como é avaliado o pós-operatório vai depender muito da relação entre médico e paciente. Portanto, sempre que tiver dúvidas ao longo de todo o período, agende uma consulta.
Leia também:
Checklist antes de fazer a sua rinoplastia
Conheça os tipos de rinoplastia
Sobre a Dra Ane Trento
Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO). Atende em Santa Catarina (SC), nos municípios de Criciúma, Tubarão e Içara. Para mais informações, clique aqui.
As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo e não substituem a consulta com um médico.