Blog

Laringite: reconheça os sinais e saiba como prevenir

laringite

Se você anda com a voz rouca, tosse e pigarro é preciso procurar o quanto antes um médico otorrinolaringologista. Isso porque, isso quer dizer que algo não vai bem com a saúde das suas cordas vocais – ainda: pode ser que a causa do problema seja laringite. 

Mas afinal, o que é laringite? A condição decorre da inflamação da laringe, uma região onde  ficam localizadas as cordas vocais. Como parte do sistema respiratório, a laringe conecta a faringe à traquéia.

Causas da laringite

É comum que laringe inflame devido à presença de vírus, bactérias, agentes alérgicos ou ainda pelo esforço excessivo da voz. Na maioria das vezes o incômodo é resolvido em no máximo duas semanas, no caso de laringite aguda. Mas se após esse período os sintomas persistirem, isso indica que trata-se de laringite crônica.

Independente do período de duração da laringite é necessário que um médico especialista seja consultado assim que os sintomas comecem a se manifestar, assim é possível investigar as causas do problema e iniciar o tratamento o quanto antes
.

Por que a voz fica rouca?

A voz rouca é um dos principais sintomas da laringite. Isso ocorre porque, as cordas vocais presentes abrem e fecham, formando sons através de seu movimento e vibração. No entanto, quando a laringe está inflamada ou irritada, ocorre a distorção dos sons produzidos. Por esse motivo, ocorre a rouquidão e dependendo do caso, a voz pode até sumir por algum tempo.

Outros sintomas da Laringite

Além da rouquidão, outros sintomas também podem indicar a presença de inflamação da laringe como:

  • Pigarro;
  • Dor de garganta;
  • Febre;
  • Dor de cabeça, de garganta ou muscular;
  • Sensação de garganta áspera;
  • Dificuldade para respirar;
  • Dor ao engolir;
  • Tosse.

Laringite aguda

A laringite aguda é a manifestação mais comum da doença e se caracteriza por ter curta duração – normalmente menos de uma semana. Esse tipo de laringite costuma ser provocada por infecções virais ou ainda pelo uso excessivo da voz. Em casos mais raros, o problema decorre de infecções bacterianas.

Tratamento para laringite aguda

No caso agudo de laringite, o repouso da voz é o tratamento mais eficaz, além de ser importante também  evitar expôr-se a substâncias agressivas como o cigarro e o álcool. Algumas medicações podem ser necessárias para melhora do quadro.

Laringite crônica

Quando a laringite dura mais de três semanas, a doença é considerada crônica. Normalmente o problema se desenvolve a partir da exposição em excesso a substância irritantes como cigarro, álcool, vapores químicos, alérgenos ou fumaça. 
Outros problemas que podem causar a laringite crônica é a Doença do Refluxo Gastroesofágico (DRGE) e a Sinusite crônica. Nestes casos, podem ocorrer a lesão das cordas vocais e lesões ou tumores na corda vocal (pólipos ou nódulos).


Tratamento para laringite crônica

O  tratamento para laringite crônica dependerá das causas principais da doença. Entre as opções, estão o treinamento da fala, tratamento da doença de base e até mesmo uma intervenção cirúrgica.

Como prevenir a laringite

De modo geral, a laringite pode ser prevenida com atitudes que visem evitar o ressecamento e a irritação das cordas vocais. Entre as formas de prevenir estão: não fumar, evitar expor-se a fumaça ou outras substâncias irritativas, não consumir  álcool em excesso, manter-se hidratado e consumir alimentos ricos em fibras, como frutas e legumes para manter a boa saúde da garganta.

Sobre a Dra Ane Trento

Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO). Atende em Santa Catarina (SC), nos municípios de Criciúma, Tubarão e Içara. Para mais informações, clique aqui.

Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO).

Atende em Criciúma (SC).

Contato