Os fones de ouvido são uma excelente alternativa para não se distrair com ruídos externos, ou mesmo aproveitar suas músicas ou conversas com mais atenção, certo? Mas, se por um lado estes acessórios proporcionam prazer ao longo do dia, também é preciso considerar os cuidados com a saúde auditiva durante o seu uso.
Um distúrbio chamado Perda Auditiva Induzida por Ruído (PAIR) pode ser provocado inclusive pelo uso dos fones. Isso porque a exposição a sons de intensidade elevada por longos períodos pode causar perdas auditivas irreversíveis.
Porém, é possível conciliar sua saúde auditiva com o uso de fones, confira algumas dicas:
Limite os volumes tolerados
A exposição ao ruído é estimada também pelo volume ao qual podemos permitir, de até 85 decibéis durante ao máximo oito horas por dia. Aumentando o volume, o tempo deverá ser reduzido.
Fique atento aos volumes, pois alguns smartphones e fones de ouvido têm capacidade de até 105 decibéis, o que já prejudicaria a audição por mais de cinco minutos de exposição.
Alguns aparelhos eletrônicos, como os próprios smartphones, emitem mensagens de alerta sempre que o usuário configura o volume em níveis mais altos do que o recomendado.
Use fones de maneira consciente
Não é necessário deixar de utilizar fones, mas sim utilizá-los de maneira consciente. Manter um volume razoável (não mais do que 70% a 80% do máximo) e fazer intervalos entre as audições são formas de diminuir os impactos na saúde auditiva e conservar uma relação saudável com a música.
O que acontece se me exponho a sons mais altos?
A exposição contínua a sons mais altos do que o indicado pode desencadear sintomas como zumbidos, sensação de dor e pressão nos ouvidos, distorção sonora e, em casos mais extremos, perda auditiva permanente.
O problema ocorre quando a exposição aos ruídos se dá por períodos muito longos e em volumes acima do recomendado. A perda auditiva em decorrência de músicas em volumes muito altos não é uma novidade na medicina, porém, vem se estudando cada vez mais o fenômeno por conta das oportunidades e usos generalizados dos fones e outros tipos de sons altos durante o dia por conta da população.
Para saber se os fones prejudicaram ou prejudicam a sua audição, observe como sintomas a dificuldade em ouvir sons no dia a dia, como conversas ou o volume da TV muito alto.
O mais indicado é consultar um médico otorrino, que por meio de exames específicos, como a audiometria, verifica o grau de perda auditiva em cada ouvido separadamente. Agende uma consulta.
Leia também:
Audição infantil: quais os sinais de alerta?
Conheça os tipos de rinoplastia
Sobre a Dra Ane Trento
Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO). Atende em Santa Catarina (SC), nos municípios de Criciúma, Tubarão e Içara. Para mais informações, clique aqui.
As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo e não substituem a consulta com um médico.