Essa é uma pergunta comum que tem surgido no meu consultório. Antes de respondê-la, é importante explicar a diferença entre rinomodelação e rinoplastia.
A rinomodelação é um procedimento não cirúrgico, realizado em consultório, feito com ácido hialurônico. Uma alternativa mais simples que se limita a pequenas correções estéticas e que tem efeito temporário. Isso acontece pois o ácido hialurônico injetado é uma substância que sendo absorvida com o passar do tempo e, consequentemente, o seu efeito na rinomodelação desaparece. Além disso, na rinomodelação não é possível alterar aspectos funcionais do nariz, como o desvio de septo e a melhora da respiração.
Já a rinoplastia é uma cirurgia plástica facial, ou seja, um procedimento invasivo que permite alterar a estrutura e aparência nasal. Com a rinoplastia, é possível realizar mudanças mais significativas no nariz, como o tamanho, o formato, o ângulo, o tamanho das narinas e a correção de defeitos congênitos ou traumáticos. Essas alterações não são temporárias.
Fiz rinomodelação e quero fazer rinoplastia
Agora, respondendo a pergunta do título, primeiro é necessário explicar que cada avaliação de paciente para possível rinoplastia deve ser feito individualmente. Além dos procedimentos anteriores que você realizou, será necessário um levantamento de condições de saúde e a realização de alguns exames.
Outro ponto importante é qual tipo de substância foi utilizada na rinomodelação. Se uma pessoa já passou pela rinomodelação com ácido hialurônico, isso não impede que ela possa fazer uma rinoplastia no futuro. No entanto, será importante considerar o tempo desde a realização. Se a aplicação do ácido for recente, pode atrapalhar a análise pré-operatória feita pelo cirurgião. O ideal é que a substância seja totalmente absorvida pelo organismo e que a estrutura nasal retorne ao seu estado natural.
Também é importante que o cirurgião possa avaliar todas as condições técnicas antes de tomar a melhor decisão, bem como alinhar as expectativas do paciente. Embora a rinoplastia permite alterações maiores na aparência do nariz, vale destacar que não é possível criar um nariz novo – e o foco é em um resultado natural e harmônico de acordo com o seu rosto.
Importante: nunca esconda nenhum procedimento anterior do seu médico otorrino. Só assim ele poderá fazer uma análise pré-operatória completa, reduzindo os riscos e garantindo mais segurança no seu procedimento.
Leia também:
Checklist antes de fazer a sua rinoplastia
Conheça os tipos de rinoplastia
Sobre a Dra Ane Trento
Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO). Atende em Santa Catarina (SC), nos municípios de Criciúma, Tubarão e Içara. Para mais informações, clique aqui.
As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo e não substituem a consulta com um médico.