Uma das cirurgias mais comuns no país, a rinoplastia vai muito além da estética. É bem verdade que o procedimento pode deixar o rosto mais harmônico e ajudar na autoestima, mas ele também traz benefícios à saúde, como uma melhora da respiração do paciente. Por isso, podemos dizer que essa cirurgia é muito versátil e, desde que as expectativas estejam bem alinhadas entre paciente e cirurgião, também costuma ser bastante satisfatória.
Para além da questão estética, a rinoplastia pode ser aliada a outras cirurgias, como por exemplo a de correção do desvio de septo, que ocorre quando a estrutura (chamada septo nasal) que separa as duas narinas não é reta. A condição pode acarretar prejuízo ao sistema respiratório, já que a pessoa não consegue respirar de forma adequada, o que prejudica diversas atividades da rotina e até mesmo o sono.
A rinoplastia também é uma alternativa para pessoas que tiveram algum trauma ou acidente, como uma colisão no trânsito, ou as que nasceram com alguma deformidade e tem problemas para respirar, porque o procedimento pode modificar a região e garantir uma entrada de ar mais satisfatória pelas narinas.
Além, é claro, existe também ganho estético – a cirurgia pode fazer ajustes no nariz, deixando-o mais fino ou mais estruturado, mais arrebitado e mais reto, por exemplo.
Este é um fator relevante, pois o resultado de uma rinoplastia pode ajudar significativamente na sua autoestima e na sua relação consigo mesmo. Quando nos sentimos mais confortáveis em nossa própria imagem, passamos a nos permitir e até a nos desafiar mais. Isso pode refletir de forma positiva tanto em nossa vida pessoal quanto profissional.
Mas, para ter esse bom resultado, vale destacar que é preciso conversar bastante com seu médico e alinhar suas expectativas, porque a rinoplastia não traz um nariz completamente novo e diferente. A cirurgia serve para melhorar o nariz, com ajustes que precisam respeitar as proporções do rosto. Ao “copiar” o nariz muito fino de alguém, por exemplo, pode ser que ele não se adeque a sua face, deixando o conjunto desproporcional. Cabe ao profissional explicar estas limitações e alinhar as expectativas.
Vale destacar também que os cuidados durante o pós-operatório são fundamentais e influenciam no resultado final. Se programe para focar na recuperação após o procedimento, pois ela será determinante para a sua satisfação.
Converse com quem você ama
Após todas as dicas dadas acima, vale lembrar também que é importante conversar com as pessoas que você ama, como amigos e familiares.
Nesse momento de tomar uma importante decisão, é bom poder contar com as pessoas à nossa volta, se sentir acolhido. Vale pedir conselhos, opiniões, conversar sobre como você se sente e também, quando necessário, pedir ajuda. Durante todo o processo, o seu emocional deve estar fortalecido.
Leia também:
Checklist antes de fazer a sua rinoplastia
Conheça os tipos de rinoplastia
Sobre a Dra Ane Trento
Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO). Atende em Santa Catarina (SC), nos municípios de Criciúma, Tubarão e Içara. Para mais informações, clique aqui.
As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo e não substituem a consulta com um médico.