A amigdalite é a infecção que atinge as amígdalas, estruturas de formato arredondado que ficam dentro da boca. Elas têm uma função importante: defender o corpo contra vírus e bactérias que entram pela boca e pelo nariz. Quando são atacadas, as amígdalas causam fortes dores de garganta, cansaço e até dificuldade para engolir alimentos.
Tipos
A amigdalite de repetição, se caracteriza por infecções agudas recorrentes. Nesses casos, o problema pode acabar trazendo outras complicações, como abscessos periamigdalianos e cervicais.
Causas da Amigdalite por repetição
A amigdalite é causada por vírus ou bactérias. Os sintomas, em geral, são dor de garganta, dificuldade para engolir alimentos, alterações na voz, inchaço e febre.
Normalmente, o problema atinge crianças e adultos jovens com mais frequencia, mas pode ocorrer pessoas de qualquer idade.
Diagnóstico e tratamento
O primeiro passo é distinguir se o problema é causado por vírus ou bactéria, pois o tratamento possui diferenças. Nos casos virais, o controle do problema é feito pelo uso de medicamentos analgésicos e acompanhamento.
Já na condição ocasionada por bactérias, o tratamento é feito por meio do uso de antibióticos.
Nesse caso, lembre-se que a automedicação pode acabar mascarando sintomas sem resolver o problema. Além disso, o organismo pode acabar criando resistência a substância ingeridas de forma indiscriminada. Apesar de serem raros, existem casos em que a amigdalite causada por bactéria ocasiona inflamação dos rins, febre reumática e até endocardite (quando as válvulas do coração são acometidas).
Quando ocorre a amigdalite de repetição, pode ser recomendada a retirada das amígdalas por meio de cirurgia. Mas a avaliação deve ser feita por um médico otorrinolaringologista.
Sobre a Dra Ane Trento
Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO). Atende em Santa Catarina (SC), nos municípios de Criciúma, Tubarão e Içara. Para mais informações, clique aqui.
As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo e não substituem a consulta com um médico.