Blog

Rinoplastia: o que você deve considerar antes de realizar a cirurgia

rinoplastia

Uma das cirurgias mais populares do país, a rinoplastia pode ajudar a deixar o rosto mais harmonioso e causar impacto positivo na autoestima. Mesmo sendo uma cirurgia bastante comum e com resultados satisfatórios, o procedimento exige reflexão e preparação por parte do paciente, como qualquer outro. É preciso estar bem preparado tanto para as questões práticas da recuperação após a cirurgia quanto emocionalmente, sabendo qual resultado é possível atingir com a rinoplastia.

Primeiro, é importante ressaltar que este procedimento não serve somente para fins estéticos, apesar de ser bastante procurado é conhecido por isso. Existem diferentes tipos dessa cirurgia e cada um serve para atender as necessidades do paciente. A chamada rinoplastia funcional, por exemplo, permite reparar problemas na estrutura do nariz, como o desvio de septo, que costuma causar prejuízo ao sistema respiratório. A rino também é uma alternativa para pessoas que passaram por algum trauma ou acidente – como de trânsito – e ficaram com deformidades na região e problemas nas funções do nariz. Ou seja, é possível, na mesma cirurgia, solucionar mais de uma queixa.

Abaixo, listei mais alguns aspectos que você deve considerar antes de realizar a rinoplastia. Confira!

Motivações

É importante ter clareza sobre os motivos que levam você a optar pela cirurgia. Esses anseios podem ser compartilhados com o cirurgião, para que ele saiba o que te incomoda, como se sente e o que pretende com o procedimento. É fundamental que médico e paciente estejam em sintonia.

Melhor época

O melhor período para fazer a cirurgia costuma ser o inverno, por diferentes motivos. Um deles é que, nesta época, ficamos menos expostos ao sol, o que diminui as chances de surgimento de manchas e hematomas. Além disso, a cicatrização e o pós-operatório costumam ser mais tranquilos, porque a retenção de líquido e o inchaço são menores durante as baixas temperaturas. Entretanto, a escolha da época do ano pode variar de paciente para paciente e deve considerar seu trabalho, período de férias, possibilidade de repouso, etc.

Riscos

Durante a preparação para a cirurgia, também é importante conversar com seu médico sobre os riscos do procedimento. A rinoplastia é um procedimento considerado seguro e com bons resultados. No entanto, em alguns casos, pode ser necessária a chamada rinoplastia secundária, que é feita após uma primeira cirurgia. Ela pode ser realizada por motivos variados: para corrigir imperfeições do primeiro procedimento ou aprimorar a funcionalidade do nariz, por exemplo.

A secundária costuma ser indicada para pessoas que não ficaram satisfeitas com o primeiro procedimento. Contudo, é preciso analisar, junto do cirurgião, a real necessidade de uma nova intervenção, que costuma ser mais complexa do que a primeira.

Expectativas

Alinhar as expectativas é, sem dúvida, uma das principais etapas para quem pretende fazer uma rinoplastia. É fundamental que o paciente entenda que não é possível mudar completamente a estrutura do nariz, transformando-o em um totalmente novo. O objetivo, na verdade, é melhorar o aspecto do nariz, amenizando imperfeições, mas sempre respeitando traços e proporções do rosto, para manter a harmonia. Mudanças muito bruscas podem causar estranhamento depois. Por isso, paciente e médico devem dialogar bastante sobre a cirurgia e os possíveis resultados a serem obtidos, para garantir uma boa experiência.

Leia também:

Checklist antes de fazer a sua rinoplastia

Conheça os tipos de rinoplastia

Sobre a Dra Ane Trento

Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO). Atende em Santa Catarina (SC), nos municípios de Criciúma, Tubarão e Içara. Para mais informações, clique aqui.

As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo e não substituem a consulta com um médico.

Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO).

Atende em Criciúma (SC).

Contato