Blog

Nariz entupido: 4 dicas para acabar com o desconforto

A congestão nasal é um sintoma que causa bastante desconforto e que é típico de gripes, resfriados, sinusites, rinites. Popularmente conhecida como “nariz entupido”, a condição dificulta a respiração e acaba atrapalhando a realização de atividades comuns como dormir, comer e até falar.

O excesso de muco nas vias respiratórias é uma das causas mais comuns da congestão nasal. No entanto, nem sempre ela é a culpada do problema.

Descubra a causa do nariz entupido

Na verdade, o principal agente responsável pelo nariz entupido é a inflamação dos vasos sanguíneos das narinas. Essa condição provoca inchaço nas paredes da mucosa, o que dificulta a passagem de ar pelo nariz e, consequentemente, leva à sensação de ‘entupimento”.

Além das gripes, resfriados e crises alérgicas, a exposição prolongada ao ar-condicionado também pode desencadear a congestão. Pólipos nasais e desvio de septo são outros fatores.

Dicas para acabar com o desconforto

Para acabar de vez com o incômodo, o mais indicado é procurar a ajuda de um profissional. A(o) otorrinolaringologista pode identificar as causas da inflamação e da produção excessiva de muco e, assim, agir direto no problema.

Enquanto a consulta não chega, algumas medidas simples, e que podem ser realizadas em casa, são eficazes para desobstruir as vias nasais. Confira cinco dicas para lidar com o desconforto do nariz entupido.

1. Lave a cavidade nasal

A lavagem frequente da cavidade nasal com soro fisiológico ou solução salina é uma ótima medida para aliviar a congestão nasal. O indicado é realizar o procedimento diariamente e pelo menos duas vezes ao dia. A aplicação pode ser feita por meio de seringa, lavador nasal ou utilizando nebulizadores com soro.

O soro ajuda a hidratar a mucosa e tornar mais fluida a secreção produzida em excesso, facilitando a eliminação. Além disso, um estudo realizado por médicos do Hospital Municipal de Karlsruhe e da Universidade de Colônia, na Alemanha, constatou que a limpeza da cavidade nasal minimiza as manifestações da rinite, aumenta a qualidade de vida e permite diminuir em cerca de 60% a necessidade de remédios mais fortes.

2. Umedeça as vias respiratórias

Manter as vias respiratórias úmidas também é uma forma eficaz de diminuir o problema da congestão nasal. Para isso indica-se tomar um banho bem quente e demorado, já que o vapor da água ajuda a diluir o muco e assim desentupir o nariz.

Outra medida é utilizar aparelhos umidificadores. Colocar água quente em uma bacia, aproximar o rosto do vapor e colocar uma toalha em formato de “cabana” sobre a cabeça e a bacia também pode ajudar.

3. Evite irritar a mucosa nasal

Embora assoar o nariz seja uma forma de alívio imediato da congestão nasal, fazer isso demasiadamente pode irritar ainda mais a mucosa nasal e piorar o problema. O ideal é utilizar os lenços apenas quando o nariz estiver escorrendo.

Também é recomendado evitar ficar em ambientes com ar-condicionado, pois o aparelho deixa o ar muito seco. Isso também leva à irritação da mucosa.

4. Beba água

Beber água é fundamental para eliminar toxinas e secreções do organismo e por isso também ajuda na liberação de muco. O ingestão de líquidos ajuda na hidratação, que mantém a umidade e lubrificação nas vias respiratórias.

O ideal é beber pelo menos 2 litros de água por dia.

Lembre-se de que, mesmo usando essas dicas para diminuir o desconforto do nariz entupido, a recomendação é procurar uma(um) otorrinolaringologista para avaliar as causas do problema. É a(o) médica(o) também quem vai sugerir a melhor solução para cada caso.

Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO).

Atende em Criciúma (SC).

Contato