Você já ouviu falar sobre Septoplastia? É um procedimento cirúrgico realizado no nariz para corrigir um desvio do septo nasal, que é a estrutura que separa as duas cavidades nasais.
O septo nasal é composto por cartilagem e osso, e quando está desviado, pode causar obstrução nasal, dificuldade respiratória, sangramento nasal frequente e até mesmo contribuir para infecções sinusais recorrentes.
Para quem o procedimento é indicado?
A septoplastia é realizada para reposicionar o septo nasal na posição correta, permitindo um fluxo de ar mais eficiente pelas cavidades nasais.
O médico otorrinolaringologista que vai avaliar a necessidade do procedimento, recomendada em casos de sintomas significativos causados pelo desvio do septo,
como a dificuldade de respiração adequada via nasal.
Como é feita a cirurgia de septoplastia?
A septoplastia é realizada por um especialista e envolve fazer incisões no interior do nariz para acessar o septo nasal. O septo é então realinhado e reposicionado para melhorar o fluxo de ar.
A septoplastia pode mudar a aparência do meu nariz?
A septoplastia não é indicada para alterar a forma ou aparência do nariz. Entretanto, a cirurgia pode ser combinada com a rinoplastia – e assim num mesmo procedimento alterar a estrutura e a aparência da região.
Como é o pós-operatório?
Após a cirurgia, os pacientes podem experimentar algum desconforto, inchaço e congestão nasal temporária. O tempo de recuperação pode variar, mas a maioria das pessoas volta às atividades normais em cerca de uma a duas semanas após a cirurgia.
Se você sente dificuldade em respirar, procure um especialista, que vai avaliar e diagnosticar o seu caso. A partir disso, é recomendado discutir os benefícios, riscos e expectativas da cirurgia para alinhar os resultados e as necessidades. Agende sua consulta.
Leia também:
Checklist antes de fazer a sua rinoplastia
Conheça os tipos de rinoplastia
Sobre a Dra Ane Trento
Dra Ane Trento é Otorrinolaringologista, com residência médica realizada no Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Paraná, em Curitiba, e Fellow em Cirurgia Facial no Hospital do Instituto Paranaense de Otorrinolaringologia (IPO). Atende em Santa Catarina (SC), nos municípios de Criciúma, Tubarão e Içara. Para mais informações, clique aqui.
As informações disponíveis neste site possuem apenas caráter educativo e não substituem a consulta com um médico.